Istomin, 26 anos, é o actual Nº 63 no Ranking ATP.
Vem de San Jose onde venceu Sweeting, Becker e perdeu com Raonic. Neste torneio venceu até ao momento Isner por 6-4 6-3 e Hewitt por 6-1 6-2.
Russel, norte-americano de 34 anos, é o actua Nº 86 no Ranking ATP.
Vem também de San Jose onde venceu Young e perdeu com Blake. Neste torneio venceu até ao momento Harrison por 7-5 6-4, perdeu com Young por 6-4 3-6 6-7 e venceu Bogomolov por 6-2 6-4 e Kubot por 6-2 6-4.
No head-to-head Istomin lidera por 2-1, sempre jogos em pisos rápidos.
Istomin tem nos Indoors-Hard a superfície onde melhor se dá. Serviço bastante potente, segundas bolas extremamente agressivas e um jogo de rede que, apesar de não ser brilhante, é eficiente.
Quanto a Russel, tal como a maioria dos tenistas norte-americanos, tem nos pisos rápidos a sua “praia”. Serviço forte e pancadas poderosas são o seu lema.
Neste momento é-me “impossível” não acreditar numa vitória convincente de Istomin, tendo em consideração o torneio que tem feito.
Istomin é daqueles que me parece que sempre teve capacidade para ir mais além, mas a sua irregularidade exibicional é tremenda e isso não lhe permite voos mais altos. No entanto, Istomin aqui em Memphis tem estado em grande nível, com um serviço extremamente apurado e eficaz e com um jogo de resposta bastante sólido. Repare-se que mesmo um big-server como Isner foi aniquilado facilmente por Istomin
E se Istomin tem estado imparável, já Russel tem estado longe disso. Teve a felicidade de ser “repescado” como Lucky-Looser depois de não ter passado os Qualifyings e nas rondas inaugurais voltou a ter “felicidade”, saindo-lhe na rifa adversários como Bogomolov e Kubot que, apesar de terem qualidade, estão longe de serem tenistas do nível de Istomin.
Istomin a servir como tem servido e com a intensidade de jogo que tem demonstrado, tem claras condições para vencer o veterano Russel que não tem convencido neste torneio.