A equipa do Deportivo, despediu mais um treinador e procura encontrar o norte já que ocupa a ultima posição do campeonato com 16 pontos em 24 jogos, 28 tentos marcados e 54 tentos sofridos.
O Deportivo tem atravessado uma fase de falta de confiança, diante do Valência esteve muito tempo a vencer mas acabou por perder 2-3, no seu reduto e seguiram-se outras derrotas, perder 1-3 nos terrenos do Getafe e Sevilha e perdeu 0-3 na recepção ao Granada.
Muitas baixas do lado do Deportivo, que não vai poder contar com Manuel Pablo, Laure, Aythami, André Santos e Evaldo e Zé Castro poderá não estar a 100% fisicamente o que coloca em cheque a defesa galega, que é a pior defesa da liga espanhola.
Assim o melhor que o Deportivo tem é aproveitar um possível balanceamento do Real Madrid, que deve pretender decidir o jogo cedo, para com a rapidez e a irreverência de Pizzi e de B.Gama fazer a diferença, não esquecendo a qualidade de passe que Valerón irá garantir ao ataque galego nas costas de Riki.
A equipa merengue procura que La Liga funcione como trampolim motivador para a Taça do Rei e da Champions embora o Real ainda busque o apuramento direto para a Champions do próximo ano, pois está em terceiro lugar com 49 pontos em 24 jogos, 60 tentos marcados e 22 tentos sofridos.
A equipa de Mourinho depois de perder de forma surpreendente com o Granada, a quarta derrota na Andaluzia, “esmagou” o Sevilha no Barnabéu, por 4-1, empatou a uma bola, na Champions, na recepção ao Manchester United e na última ronda venceu, em casa o Rayo Vallecano por 2-0.
O Real Madrid não vai poder contar com Casillas, Xabi Alonso e Benzema lesionados e Sérgio Ramos por castigo.
O esquema merengue será o habitual em 4-2-3-1, com ênfase à segurança defensiva com o duplo pivot na linha média constituído por Modric e Khedira mas acima de tudo pretende dar liberdade criativa e ofensiva aos jogadores mais ofensivos: Ozil que está em excelente momento de forma praticando assistências regularmente, Callejón tem mais uma oportunidade de mostrar o seu valor e Ronaldo que é o abono de família desta equipa e é o atual melhor marcador da Lia dos Campeões. Mas é preciso não esquecer que Higuain é muito mais goleador e agressivo que Benzema e assim o Real Madrid fica a ganhar em termos ofensivos com a troca.
Conclusão: Creio que vai ser uma partida com muitos golos, o Deportivo precisa de correr alguns riscos extra para vencer, porque os empates começam a ser curtos para a manutenção e conta com uma tripla de “ciclistas” constituída por B.Gama, Pizzi e Riki que podem surpreender a defesa merengue que é essencialmente posicional.
Mas por outro lado o Real Madrid deve entrar forte pois a Liga pode funcionar como vitamina para os jogos com Manchester e Barcelona e é preciso não esquecer que com Modric e Ozil a equipa tem mais qualidade de passe e com Higuain como “9”, a equipa merengue tem mais instinto matador. Ronaldo tem marcado muitos golos em 2013 e o Deportivo parece uma presa fácil já que o Real Madrid marcou 17 golos nos últimos 5 duelos contra o Deportivo.