O grande destaque da 31.ª e última jornada da Serie A italiana foi para a derrota da campeã e líder Juventus, na visita à casa do AC Milan, num grande jogo de futebol que sorriu aos milaneses, com vitória por 4-2, na sequência de uma remontada que ficará para a história dos “clássicos”.
SEIS GOLOS NUMA REVIRAVOLTA INACREDITÁVEL
Terminou empatada a zero a primeira parte do jogo, da última terça-feira, entre AC Milan e Juventus. Em San Siro, as duas equipas realizaram um primeiro tempo equilibrado, com algumas tentativas para chegar à vantagem de parte a parte. O filme estava, porém, reservado para a etapa complementar.
Foram precisos apenas oito minutos da segunda parte para que a formação de Maurizio Sarri conseguisse uma vantagem de dois golos (Rabiot, com grande golo, aos 47’ e Ronaldo, aos 53’). Um cenário altamente desfavorável ao AC Milan, que não baixou os braços e foi em busca de reduzir.
Não só reduziu, aos 62 minutos, após “penalty” cobrado por Zlatan Ibrahimovic, como chegou ao empate (66’), por Kessié, e à inesperada cambalhota no marcador, com golo do português Rafael Leão (67’), assistido por Rebic, num lance que o polaco Szczesny é muito mal batido.
Cinco minutos de autêntico pesadelo para a ‘Juve’ em campo e de desespero para Sarri no banco.
Afetada pela forma como deixou escapar uma vantagem que parecia bastante sólida, a Juventus não mais teve forças para procurar de forma assertiva nova igualdade e acabou mesmo por sofrer o 4-2, aos 80 minutos, com assinatura de Ante Rebic, que coroou a sua exibição individual com um golo e uma assistência.
LAZIO E INTER EM QUEDA LIVRE
Em Roma, a mensagem transmitida para fora por Simone Inzaghi tem sido a de crença na possibilidade de conquistar o título.
A sete pontos da liderança da Juventus após a derrota com o AC Milan (0-3) – que se tem fartado de fazer vítimas entre o topo da classificação na Serie A -, a Lazio voltou a falhar de forma inacreditável, na última jornada, em Lecce.
Foi a segunda derrota consecutiva para a turma “laziale”, que desta feita foi surpreendida com uma reviravolta concedida perante o então antepenúltimo classificado Lecce.
Não tem mostrado ter fibra de campeã esta equipa da Lazio, com tropeços constantes (três derrotas nas cinco jornadas “pós-Covid”) numa altura decisiva, após uma campanha de altíssimo nível na maior parte da Serie A.
Na próxima jornada, a Lazio recebe o Sassuolo, num jogo que aguardo com alguma expectativa, visto que os romanos estão debaixo de pressão para reagir e defrontam a equipa de Roberto De Zerbi a atravessar o melhor momento da época. Mais de 3 golos, a 1.56 na Betano.pt, parece-me uma boa opção.
Conte após a partida: "Ao fim da temporada farei minhas considerações e o clube fará as suas. Vou dizer as coisas que eu tenho que dizer. Todos querem ganhar, mas é preciso entender o quão longe está de se ganhar. Talvez eu pense de uma forma e outros pensem diferente." pic.twitter.com/WqmSu3XTrM
— Inter de Milão Deprê (@InterDyLimao) July 10, 2020
Quem segue as mesmas pisadas é o Inter, que já esteve intrometido na luta pelo título, depois de liderar a classificação durante boa parte da primeira volta.
Com sete pontos desperdiçados nos últimos 18 (registo que se cinge aos jogos realizados após a retoma), a equipa de Antonio Conte somou o segundo jogo consecutivo sem vencer, em Verona, onde empatou 2-2, na reação à derrota (1-2) em casa perante o Bologna.
O próximo jogo do Inter (1.46) é no Giuseppe Meazza, na próxima segunda-feira, diante do Torino (6.80), onde o empate surge cotado a 4.65 (Bet.pt).
Uma partida onde ambas as equipas deverão conseguir dispor de boas ocasiões para chegar ao golo, até porque este Inter conta com enorme qualidade no ataque, com individualidades capazes de decidir um jogo por si só, mas atravessa um período de grande instabilidade defensiva. Ambas marcam, a 1.71 na Luckia, é a minha sugestão.
ATALANTA IMPARÁVEL. SERÁ PLAUSÍVEL SONHAR COM O ‘SCUDETTO’?
Após duas temporadas consecutivas a terminar a Serie A na 3.ª posição, que é a melhor classificação de sempre da sua história, a Atalanta ameaçou, em 2019/20, voltar a descer uns degraus no nível de competitividade.
Puro engano. A equipa de Gian Piero Gasperini (que, não tarda, deverá andar nas bocas do mundo para treinar um qualquer colosso) está, a sete jornadas do fim, no 3.º lugar da classificação, com 66 pontos, a apenas dois da Lazio (2.º) e a nove da Juventus, com quem mede forças no próximo sábado.
Um jogo que, aliás, valerá muito a pena acompanhar, até porque, considero, estarão em campo as duas melhores equipas italianas do momento.
Será interessante perceber como a Juventus (2.05) vai tentar reagir ao colapso em Milão, contra uma Atalanta (3.45) absolutamente imparável, como demonstram as 11 vitórias consecutivas com que chega a Turim.
Com cotações a rondar os 3.80, o Empate surge como o cenário menos provável.
Isto num jogo onde o evento de ambas as equipas a marcar surge, por agora, cotado a 1.47 na Betano.pt, mas com boas possibilidades de não haver golo nos primeiros 15 minutos e de conseguirmos apanhar um preço mais elevado ao vivo.
SERIE A. DE “CLÁSSICO” EM “CLÁSSICO”…
Outro dos destaques na 32.ª jornada do campeonato italiano será o “clássico” entre o Nápoles (51 pontos) e o AC Milan (49), duas equipas em bom momento de forma e que surgem separadas por apenas dois pontos na luta pelos primeiros lugares de apuramento para a Liga Europa 2020/21.
Os napolitanos reúnem favoritismo nas melhores casas de apostas online para vencer (2.11), ao passo que o Empate (3.49) e a vitória do AC Milan (3.55) serão desfechos menos prováveis.
Considero os mercados de 1X2 e handicaps ligeiramente perigosos num jogo deste nível, até porque tanto a turma de Gattuso, como a de Pioli, aparecem com boas chances de sucesso. Vou optar, portanto, pelo mercado de ambas as equipas marcam, cotado a 1.59 na Luckia.