Ex Jogador do Benfica, Porto, Belenenses, Setúbal ou Académica. Actualmente comentador desportivo na SportTV.
Depois de um empate a duas bolas na Ucrânia, a equipa germânica assume-se como favorita à passagem para a próxima etapa da prova.
O Dortmund é uma equipa forte e dinâmica, e nesta edição da Liga dos Campeões jogando no seu reduto bateu: O Ajax por 1-0, Real Madrid por 2-1, e o Manchester City por 1-0, três vitórias em três jogos, conquistando de forma brilhante o primeiro lugar no grupo D, com: 4 vitórias, e 2 empates, 11 golos marcados e 5 sofridos. Jogando em sua casa, apenas na Liga Alemã foi derrotada pelo Shalke 04 por 1-2, pelo Wolfsburg por 2-3 e consentiu dois empates, com o Estugarda e Fortuna de Dusseldorf
Para esta Partida o Treinador do Dortmund tem à sua disposição praticamente toda a artilharia pesada, apenas o central Mats Hummels está em dúvida, numa altura em que o campeonato e a taça alemã estão perdidas, os homens de Jurgen Klopp irão apostar todas as fichas na Champions League
O Shakhtar tem pela frente uma missão complicadíssima, precisa ganhar onde ninguém ganhou na Liga dos Campeões,ou empatar a duas bolas e forçar um prolongamento, regressou de uma paragem de Inverno no seu campeonato, o que não abona em nada a intensidade e velocidade do seu jogo.
Mircea Lucesco, o experiente treinador dos Ucranianos, deverá apresentar um onze muito semelhante ao que utilizou em Donetsk, a sua equipa tem na realidade jogadores de grande qualidade, Srna, Luiz Adriano, Taison e Douglas, no entanto parece-me insuficiente para este duelo.
A jogar fora na Liga dos Campeões desta época conseguiram um empate na deslocação a Turim contra a Juventus 1-1, perderam em Londres com o Chelsea por 3-2 e apenas ganharam na Dinamarca frente ao Nordsjaelland por 2-5, reconheço que conseguir empurrar o Chelsea para a Liga Europa foi um feito de bom nível, mas receio que a campanha termine por aqui.
Em conclusão, perspectivo para esta partida uma vitória do Dortmund, num jogo certamente intenso e entusiasmante, com pelo menos 2 golos.
Ass: Pedro Henriques