Elche
Elche já campeão e promovido a elite Espanha, tem nesse jogo a chance de comemorar junto com sua torcida esse grande feito que juntos conseguiram nessa temporada.
Com uma campanha muito boa até a 28ª onde acumulou pontos e abriu certa vantagem em relação aos demais, a equipe fez grande jogos nesse período e so caiu de rendimento após a 28ª jornada.
Sua campanha em casa foi mais parecida com a campanha geral, venceu seus primeiros 11 jogos e no geral como mandante fez 20 jogos, venceu 14, empatou 5 e perdeu apenas uma partida. Com média de 1,65 gol marcados por jogo, balançou as redes 33 vezes, enquanto sofreu apenas 11.
Sua única derrota foi diante do mirandés, equipe que escapou por pouco do rebaixamento. Após a seqüência de 11 vitorias como mandante, a equipe realizou mais 9 jogos em casa, mais venceu apenas 3 vezes, empatando 5.
Guadalajara
Lutou até as ultimas partidas, para garantir sua permanência nessa divisão, e chega nessa ultima rodada com o objetivo realizado, pois abriu 5 pontos para a zona de rebaixamento e não precisa de pontos no jogo de hoje.
Com uma campanha péssima principalmente pelo péssimo inicio de competição e por em nenhum momento conseguir engrenar uma serie de resultados positivos.
Dos 20 jogos fora de casa, venceu apenas 4, empatou 7 e perdeu 9 vezes. Marcou 13 e sofreu 24 gols como visitante.
Nas ultimas partidas tem alternado em fazer jogos de poucos e muitos gols, e na ultima foi a vez de pouco, quando empatou em 0-0 com o real Santander.
O histórico entre as equipes é bem curto, entre 2012 e 2013 se enfrentaram em 3 oportunidades, no primeiro encontro o elche venceu fora de casa, no segundo elche perdeu em casa, e o ultimo ficaram no 0-0.
Conclusão:
Trata-se de um jogo festivo, pois ambas tem motivos para comemorar. A equipe mandante comemora o titulo e promoção para a elite, enquanto o visitante comemora sua permanência na divisão. Mais passarinho me disse que o visitante pode ser rebaixado pelo departamento jurídico, já que em pontos esta garantido.
Sem ninguém com obrigação de vencer, espera-se que joguem mais soltos e sem muita responsabilidade na marcação.