Estoril, equipa de Marco Silva vem de uma derrota frente a um dos candidatos ao título FC Porto no Estádio do Dragão (2-0), uma derrota que se pode considerar “normal”.
Esta formação tem sido a sensação do nosso campeonato está em 8º e apesar dos seus responsáveis apenas falaram na manutenção com certeza que tanto na cabeça deles como na dos jogadores o objetivo passa pelo 5º lugar que esta a uma distância de 2 pontos, dá acesso á Liga Europa.
Se virmos bem esta jornada, caso o Estoril vença pode subir ao 5º lugar, tendo em vista que dois dos seus adversários a cima na tabela vao jogar contra os dois primeiros classificados (V. Guimarães vs Benfica; Marítimo vs FC Porto). As expectativas são de certeza muito altas e a motivação ainda é maior.
O Estoril em casa é uma equipa que gostas de fazer golos e é lá que vencem a maior parte dos jogos, onde complicam muito a vida aos seus adversários sejam eles quem forem, exemplo disso foi a dificuldade que o Campeão teve (1-2).
Nos últimos 5 jogos A equipa da casa venceu por duas vezes (2 vitorias consecutivas), 1 empate e 2 derrotas. Nesses últimos jogos marcaram 10 golos, média de 2 golos por partida.
Marco Silva: «Este é um jogo que queremos vencer para poder ultrapassar a barreira dos 30 pontos.
A Académica vai tentar inverter os últimos resultados. É uma equipa bem organizada, com jogadores de muito valor e que fora de casa costumam criar problemas. Embora não marque muitos golos, também dificilmente os sofre.»
Lista de convocados: Vagner e Mário Matos; Yohan Tavares, Jefferson, Anderson Luís, Mano, João Pedro, Steven Vitória e Bruno Miguel; Elizeu, Gonçalo Santos, Evandro, João Coimbra, Diogo Amado e Carlos Eduardo; Luís Leal, Gerso, Dieguinho, Tony Taylor e Licá.
Indisponíveis: Carlitos, Hugo Leal e Mendy estão lesionados.
Os estudantes são equipa que está alutar pela permanência está no 12º lugar com 21 pontos conquistados até ao momento. Estão há 6 jogos sem conhecer o sabor da vitória o que torna este jogo ainda mais importante, o que dá alento a todas as equipas são as vitórias e mais um fim-de-semana sem elas vai causar muita ansiedade e trazer fantasmas que não vão ajudar em nada a enfrentar as últimas “batalhas” até ao fim do campeonato.
A Académica não vence fora desde Setembro de 2012, ultima vitoria frente aos insulares (vs Maritimo 2-0).
Nos últimos 5 jogos fora do seu Estádio a briosa só conseguir marcar 2 golos e curiosamente foi num jogo e em casa do SL Benfica campo muito difícil de passar e de marcar golos. Algo que dá para pensar, são uma equipa que nos jogos muito importantes se une e mostra todo o seu futebol e é capaz de surpreender.
Este jogo está nesses parâmetros, com todas as equipas a verem os seus objetivos tao próximos e tao longe ao mesmo tempo vão ter de praticar um futebol diferente do que até aqui tinham vindo a praticar, dando ais espaços e atacando mais para poder garantir os 3 pontos em cada partida.
Pedro Emanuel: «Vimos de uma boa performance, tivemos 75 minutos de altíssima qualidade, rigor e competência, mas vamos precisar de 90 minutos disso. Jogar na Amoreira é tão ou mais que defrontar o Sporting. São duas equipas com qualidade, competitivas, e acredito que o Estoril não irá alterar muito a sua forma de jogar. Atua em casa, gosta de ter posse de bola e tem jogadores rápidos na frente.
É um adversário complicado como qualquer outro nesta altura, ainda mais com o conforto de estar a fazer bom campeonato. Pela classificação, por estar acima de nós, e o facto ainda de jogar em casa, serão eles o favorito, mas nós, pela nossa forma de estar e pela instituição que defendemos, temos de ir disputar os pontos, teremos de ser competentes e unidos. Académica é prioritária em todos os momentos.»
Lista de convocados: Peiser e Ricardo; João Dias, João Real, Rodrigo Galo, Reiner e Hélder Cabral; Keita, Makelele, Bruno China, Cleyton, Marcos Paulo e John Ogu; Marinho, Wilson Eduardo, Edinho, Afonso e Salim Cissé.
Indisponíveis: Halliche, Saleiro e Amessan ficam de fora por lesão.
Para este jogo, espero duas equipas muito bem organizadas e cientes do que têm que fazer em campo.
Um Estoril como sempre é em sua casa, uma equipa que gosta de ter a bola e jogar em cima do adversário a tentar marcar cedo e desbloquear a barreira inicial que a Académica vai apresentar.
Por outro lado a Académica com Edinho na frente tem muitas probabilidades de marcar e colocar muitas dificuldades ao Estoril.
Caso haja um golo antes do intervalo, algo habitual neste Estádio o jogo vai tornar-se mais interessante ainda e a probabilidade de ser um jogo com muitos golos é enorme. Neste Estádio o Estoril sofre quase sempre golos e nos 11 jogos realizados já sofreram 16 golo o que faz uma média de 1,5 por jogo.
A académica apesar de não marcar fora há 4 jogos tem de marcar se quer ter aspiração a vencer e a ganhar algum conforto na tabela classificativa. Vão ser uma equipa muito mais atrevida e acho que conseguirão marcar a este Estoril que apesar de atacar bem também sofre muitos golos. É neste sentido que vai a minha aposta para este encontro: