Catalogado como uma das boas surpresas desta liga, o Estoril não está, até ao momento, entre os mais aflitos no que à manutenção diz respeito.
Decorridas 19 jornadas, a equipa canarinha soma 22 pontos (27-28G) e partilha assim o 8.º lugar precisamente com o oponente desta noite. Os últimos tempos não têm corrido de feição.
Nas últimas cinco jornadas, o Estoril perdeu em três ocasiões, empatou 3-3 com o Olhanense num jogo que se previa mais facilitado pelas ausências na equipa algarvia e pela vantagem numérica durante o decorrer de grande parte do jogo, e só bateu o Guimarães (2-0), há duas jornadas.
Na última, foi perder à Madeira por 2-1 com o Marítimo, confirmando que não está no melhor dos momentos de forma.
Em casa, o Estoril já fez esta época 10 jogos e, entre todo o tipo de resultados, há um dado importante que se destaca: nunca terminou um único jogo sem marcar e só não sofreu perante Moreirense, Setúbal e Guimarães.
Para esta recepção ao Sporting, o técnico Marco Silva não poderá contar com Yohan Tavares e Tiago Gomes.
O Sporting tem sido, como se sabe, uma sombra do que a sua história guarda. Num momento de grave crise a todos os níveis no clube, os leões ocupam o 9.º lugar da classificação, com os mesmos 22 pontos do Estoril e ainda com 19-22G, num total de 19 jogos.
A equipa de Jesualdo Ferreira tem sofrido de muitos altos e baixos, sendo bastante inconstante. Depois da primeira série de três vitórias na época, o Sporting ficou outros três jogos sem ganhar: Guimarães (1-1), Rio Ave (2-1) e Marítimo (1-0).
Na última jornada, a turma lisboeta regressou aos bons resultados com vitória de 3-2 em Barcelos, perante o Gil Vicente. Em 9 jogos fora, o Sporting já perdeu no Porto, Setúbal e Vila do Conde, tendo celebrado triunfos apenas em Olhão e Barcelos.
Se esquecermos o 0-0 inaugural em Guimarães, os leões só não marcaram fora ao FC Porto e só não sofreram com o Olhanense. Para além de Joãozinho, serão baixas também Schaars e Boulahrouz.
Duelo entre duas equipas que partilham dos mesmos pontos na classificação.
O Estoril vive um momento difícil, só ganhou um dos últimos cinco jogos, mas em casa costuma criar bastantes dificuldades aos adversários, ainda que por vezes se deixe levar pelo estilo demasiado atacante da equipa levada ao colo pelos seus adeptos e isso deixe espaço atrás que muitas vezes compromete.
O Sporting vem de vitória em Barcelos com o Gil Vicente, mas já se sabe que isso pode não querer dizer nada, dada a fragilidade que assola esta equipa no momento.
Uma coisa é certa: tanto um como outro vão querer levar os três pontos, deslocar um do outro e aproximar-se muito da zona europeia da classificação.
Na próxima jornada, o Sporting recebe o FC Porto e o Estoril vai aos Arcos defrontar o Rio Ave e é fulcral um bom resultado esta noite.
Na primeira volta, em Alvalade, o jogo terminou 2-2 e creio que, pelo cenário que expus, possamos assistir a mais um jogo com bastantes golos.