A equipa do Estoril está a fazer um campeonato muito acima das expectativas e espanta que ocupe o oitavo lugar da classificação geral com 22 pontos em 19 jogos, 27 tentos marcados e 28 tentos sofridos.
O Estoril tem estado infeliz nos últimos jogos já que depois de empatar a 3 bolas na recepção ao Olhanense, perdeu fora com o Paços de Ferreira (0-1) e Marítimo (1-2), salvando-se o triunfo caseiro diante do V.Guimarães por 2-0.
Y.Tavares e Tiago Gomes são baixas na defesa e Marco Silva acredita num Sporting forte e para combater a fortaleza leonina aponta como receitas agressividade com e sem bola, isto numa das equipas mais irreverentes e que melhor futebol tem praticado diante dos grandes, fruto não só da simplicidade do seu futebol, mas também pela irreverência e criatividade de Carlitos e Licá e acima de tudo com o instinto matador de Luís Leal, que tem sido uma agradável surpresa na liga e que já marcou 8 tentos na liga maior. De referir o regresso ao onze de S.Vitória, um especialista a marcar penalties e que serve para sublinhar que o Estoril é das equipas que mais penalties conquista na liga.
A equipa leonina está a atravessar um período conturbado da sua história e já via no terceiro treinador e apresenta uma performance muito pobre no campeonato, pois são apenas nonos com 22 pontos em 19 jogos, 19 golos marcados e 22 golos sofridos.
A equipa de Jesualdo Ferreira depois de vencer de forma sofrida o Beira-Mar por 1-0, esteve 3 encontros sem conhecer o sabor da vitória – perdeu com o Rio Ave (1-2,fora) e Marítimo (0-1,casa) e empatou na recepção ao Vitória de Guimarães, na última ronda voltou aos triunfos ao derrotar, o Gil Vicente, em Barcelos, por 3-2.
Jesualdo Ferreira não vai poder contar com os préstimos de Schaars e Boulahrouz lesionados e com o castigado Joãozinho. De resto ao Sporting só resta ser pressionante e vencer de modo a manter a Liga Europa em ponde de mira. O técnico leonino espera um jogo repartido e um Estoril a jogar o jogo pelo jogo, Jesualdo Ferreira ainda não conseguiu montar uma defesa sólida em torno de Rui Patrício mas também e difícil manter consistência com tantas mexidas no sector mais recuado, sendo expectável que Dier e Llori formem dupla no eixo defensivo.
O Sporting mostrou outra eficácia diante do Gil Vicente e parece ter outra qualidade de construção ofensiva com Zezinho e Labyad à frente de Rinaudo. Num Sporting fiel ao seu 4-3-3, espera-se a manutenção das apostas em Bruma e Carrillo que à muito mereciam mais tempo de jogo e que fizeram a diferença em Barcelos e de Wolfswinkel espera-se agora mais pois com a melhoria competitiva do Sporting, o holandês não tem que se desgastar tanto à procura da bola.
Conclusão: Creio que vai ser uma partida com muitos golos à semelhança do Gil Vicente-Sporting, pois o Sporting volta a mexer na defesa e é natural que Llori e Dier acusem alguma inexperiência e por isso não será de estranhar que o Estoril marque até porque como sublinhou Jesualdo, o Estoril não se fecha em copas diante dos grandes e pela sua facilidade de colocar a bola no ataque, pela capacidade de improviso de Carlitos e Licá e pelas boas indicações dadas pelo ponta de lança Luís Leal é natural que cause calafrios a R.Patrício.
Mas por outro lado, o Sporting na última partida pela primeira vez marcou 3 golos no campeonato, esta época e demonstrou que o sangue novo injetado tem algumas virtudes desde logo os centrais parecem ser muito perigos nos lances de bola parada, com Zezinho a equipa ganha outra qualidade na construção ofensiva e assim é de esperar que Wolfswinkel tenha mais e melhores oportunidades de golo, até porque Carrilo e Bruma fizeram um bom jogo em Barcelos e este último até marcou logo ao primeiro minuto.