Prognósticos para Apostas Desportivas Online – Aposta Ganha

Final da Taça de Portugal: Porto e Sporting lutam por encerrar temporada a sorrir

Após uma temporada ‘à porto’ na ótica de Sérgio Conceição em que o Porto lutou por todas as competições nacionais até ao fim, e deu boa conta do recado além-fronteiras, é tempo de tentar vencer o primeiro troféu do ano. Já o Sporting, procura juntar o sucesso do Jamor ao sucesso da Taça da Liga em Braga no início do ano. Quem sairá por cima do duelo?

Final da Taça de Portugal, Porto vs Sporting: Duelo apimentado no passado fim-de-semana

Esta Final da Taça de Portugal terá começado a ser jogada no passado Sábado quando as duas equipas se enfrentaram na última jornada da Liga Portuguesa.

Com o Porto obrigado a vencer e esperar por um milagre no Estádio da Luz, desde cedo se percebeu o nervosismo da equipa da casa que jogou claramente mais com o coração do que com a cabeça.

Final Taça de Portugal: Porto e Sporting lutam por encerrar temporada a sorrir

De qualquer modo, o Porto jogou com mais um jogador durante imenso tempo uma vez que Cristian Borja foi expulso logo aos 17 minutos.

Apesar da inferioridade numérica e de ter alinhado com algumas poupanças no onze inicial, o conjunto de Marcel Keizer viria a abrir o marcador já na segunda parte por intermédio de Luiz Phellype para, posteriormente permitir a reviravolta ao Porto sobre o apito final.

Mas o que mais saltou à vista nesse final de jogo onde o Porto já sabia que não seria campeão, independentemente do seu resultado, foi a tensão evidente entre jogadores e equipas técnicas das duas equipas com Jesús Corona a receber mesmo ordem de expulsão do lado dos portistas.

O técnico Sérgio Conceição também acabou envolvido nos tumultos que até forçaram a uma entrada em cena da polícia, tendo mesmo o Sporting apresentado queixa do técnico dos Dragões após a partida por suposta agressão ao guarda-redes Renan Ribeiro.

Ora, se já se esperava uma partida quente entre duas equipas rivais neste Sábado, após todos estes desenvolvimentos a probabilidade de as coisas ‘esquentarem’ a valer no final de tarde do Jamor são ainda maiores.

FC Porto em busca de quebrar ‘malapata’ com Leões

Um dos principais pesadelos ao longo dos dois anos de Sérgio Conceição ao leme do Futebol Clube do Porto tem sido claramente o Sporting e as suas disputas de taças.

Na época passada, ainda sob o comando de Jorge Jesus, os leões bateram o Porto nas Grandes Penalidades nas Meias-Finais da Taça da Liga e viriam a repetir a dose vários meses depois nas Meias-Finais da Taça de Portugal.

Já esta temporada, também na Taça da Liga, o Sporting voltou a ser mais feliz no desempate da marca dos 11 metros conquistando assim o troféu de campeão de inverno pelo segundo ano consecutivo para irritação de Sérgio Conceição, que acabava de perder com o Sporting pela terceira vez consecutiva nas Grandes Penalidades.

Como o técnico portista teve oportunidade de dizer na ocasião “nós fomos superiores a eles em todos esses jogos” manifestando uma clara insatisfação pelo facto da sua equipa não ter conseguido materializar essa aparente superioridade em campo, em golos.

Agora, e numa fase em que se tem discutido se Conceição irá permanecer no clube na próxima temporada, ele tem uma boa oportunidade de ajustar contar com um rival que lhe tem sido muito custoso ao longo de duas temporadas, provavelmente impedindo o Porto de vencer três troféus.

Sporting de Keizer tem evoluído com o decorrer do tempo

Pouco tempo após a chegada de Marcel Keizer ao comando técnico do Sporting, a formação leonina foi vítima de um calendário demasiado preenchido numa fase de transição técnica, e tal refletiu-se em vários resultados negativos que rapidamente afastaram a equipa de um potencial ataque ao título da Liga Portuguesa.

No entanto, o Sporting conseguiu conquistar a Taça da Liga contra as probabilidades uma vez que afastou Sp.Braga e FC Porto a partir da condição de ‘outsider’.

Posteriormente, a equipa começou a subir de rendimento na sequência do afastamento da Liga Europa que aliviou o calendário do leão.

keizer

E a qualificação para a Final da Taça de Portugal foi igualmente conquistada com muito suor e dedicação frente ao Benfica. Depois de perder no Estádio da Luz por 2-1, a formação de Keizer fez uma exibição muito focada em Alvalade e viria a vencer por 1-0.

Agora, o técnico holandês pode encerrar a sua época de estreia em Portugal com chave de ouro conquistando duas taças.

Tratando-se de um treinador com baixo ‘pedigree’ no que compete a conquistas de troféus, certamente que esta está a ser uma temporada muito positiva para si a nível pessoal, que pode ainda ser abrilhantada este Sábado.

Porto: Baixas de parte a parte incomodam técnicos

No que respeita a ausências nas equipas parece claro que o Sporting terá maiores dores de cabeça no sentido em que não contará com os seus dois defesas-laterais habitualmente titulares.

Stefan Ristovski terá agredido um adversário do Tondela na penúltima jornada e encontra-se a cumprir um castigo de dois jogos, enquanto Cristian Borja foi igualmente expulso no Estádio do Dragão e terá de cumprir suspensão na Final da Taça.

Do lado do FC Porto, a grande ausência será de Jesus Corona que também recebeu ‘guia de marcha’ por parte do árbitro na partida do passado fim-de-semana contra o Sporting pelo que terá de cumprir pelo menos um jogo de castigo.

brahimi

Além disso, o azar voltou a bater à porta de Vincent Aboubakar que, após um longo processo de recuperação, se voltou a lesionar poucas semanas após ter regressado à competição.

Em termos práticos, estas ausências terão repercussões nos onzes iniciais das equipas, mas provavelmente não originarão alterações táticas, embora Marcel Keizer se possa sentir tentado a apostar novamente numa defesa com três centrais.

Do lado dos leões, Bruno Gaspar deve entrar para a direita da defesa enquanto Marcos Acuña deve recuar no flanco esquerdo, ficando por apurar quem será o médio esquerdo neste jogo. Abdoulaye Diaby e Jovane Cabral são as opções mais naturais.

Já nos Dragões, espera-se uma substituição direta de Yacine Brahimi por Jesus Corona. Sem o mexicano, deverá ser o argelino – entretanto recuperado de lesão – a alinhar como extremo mais ofensivo, com Otávio a manter um lugar no onze como médio mais interior a partir de uma ala.

Tira-teimas com sabor especial

A conquista da Taça de Portugal é sempre saborosa pelo simbolismo que representa como prova rainha do futebol português, no entanto este duelo em particular terá outro interesse acrescido tendo em conta que ambos os clubes têm 16 troféus conquistados nesta competição.

Deste modo, quem sair por cima ultrapassará o seu rival em títulos conquistados na Taça de Portugal, sendo que o grande dominador continua a ser o Benfica com 26 provas rainhas no seu currículo.

Mas quem parte na linha da frente para este confronto? É o FC Porto.

Odds para a Final da Taça de Portugal – Porto vs Sporting:

A formação portista está cotada em 1.97 na Betano para erguer o troféu precisando apenas do Tempo Regulamentar, ao passo que o Sporting está num patamar superior em termos de cotações, nos 3.85 para vencer o Porto da mesma forma.

Em termos de conquista do troféu, independente do modo – Tempo Regulamentar, Prolongamento ou Grandes Penalidades – o Porto está cotado em apenas 1.42 na Betclic face aos 2.40 do Sporting.

taça de portugal

Mas olhando ao passado recente de confrontos entre as duas equipas parece um pouco difícil optar por uma aposta apenas no Tempo Regulamentar.

Na verdade, quatro dos últimos oito embates terminaram com empates ao cabo de 90 minutos, e os restantes quatro foram sempre decididos pela margem mínima pelo que se torna algo matreiro prognosticar um resultado final.

Por outro lado, este equilíbrio recente entre as duas equipas também tem sido refletido num baixo número de golos nas suas partidas, com apenas duas das últimas oito a terem Mais de 2.5 Golos, que se encontra a valer 1.95 na Betano.

Assim sendo, o mercado Menos de 2.5 Golos pode igualmente representar alguma valia, embora as cotações de 1.66 na Esc Online não sejam propriamente atrativas, especialmente se tratando de uma Final de Taça no emblemático Estádio do Jamor onde sete das últimas nove finais superaram essa marca.

Basicamente, será um confronto de tendências com o baixo volume de golos recente entre Porto e Sporting a ser colocado à prova num local onde os golos têm imperado em Finais de Taça.

Dia de despedidas nos dois lados

Este será um embate de encerramento de temporada para as duas equipas, e com ele chegam várias despedidas de jogadores.

Do lado do Porto, Héctor Herrera e Yacine Brahimi terminam contrato e têm a sua saída praticamente confirmada.

Éder Militão já assinou com o Real Madrid e permitirá um belo encaixe ao clube, sendo que o seu parceiro do centro da defesa Felipe também estará de malas feitas.

Alex Telles, que se tem destacado na esquerda da defesa portista, assim como o atacante Moussa Marega também têm sido muito assediados por campeonatos mais atrativos e podem sair no final da época.

No lado do Sporting, o grande dilema continua a ser Bruno Fernandes.

bruno sporting

O sensacional médio leonino tem sido muito cobiçado por vários clubes europeus e poderá deixar um fosso no meio-campo leonino caso se confirme a sua saída.

Para além dele, elementos como Sebástian Coates, Marcos Acuña ou Bas Dost poderão fazer o seu último jogo de leão ao peito, embora tal esteja ainda dependente do tipo de propostas que possam receber pela transferência dos jogadores.

Tudo a postos para corrermos a cortina sobre mais uma temporada futebolística em Portugal. Quem sairá com um sorriso na cara pela conquista da segunda prova do nosso futebol?

Deixe-nos o seu palpite na caixa de comentários ou entre na discussão sobre o jogo no nosso Fórum ou no canal de Telegram.