Duelo de equipas da metade inferior da Conferência Este. Tenho que começar por admitir que antes de começar a época esperava menos de Florida e mais de Columbus, e essas minhas expectativas têm saído ao contrário na medida em que surpreendentemente a formação da Florida tem não só um registo positivo como está a uma pequeno passo e a depender de si próprio para se assumir num dos lugares de acesso aos playoffs.
A formação de Columbus tem sido assombrada por inúmeras lesões e a fantástica época conseguida no ano passado tem sido uma miragem porque ausências de Horton, Dubinsky, por vezes Anisimov ou Tyutin, por exemplo, obviamente que criam mossa e fazem-se sentir.
Abro o prognóstico com uma boa notícia. Se Anisimov vai perder este jogo por lesão após ter saído na última partida, no último período, com uma pequena lesão, Dubinsky estará, ao que tudo indica, de regresso e logo para o lugar do seu companheiro o que é um indicio que Dubinsky não irá a jogo somente para ganhar ritmo depois de algum tempo afastado mas efetivamente porque está totalmente recuperado e pronto para o embate. Ele no sábado já tinha patinado em Nashville e desta vez será mesmo aposta.
Outra boa notícia para a formação de Columbus é a ausência de Robert Luongo da baliza de Florida. O canadiano tem feito um inicio de época fantástico numa equipa medíocre e muitas vezes tem sido fundamental nos triunfos.
Luongo não foi a tempo de recuperar de lesão e por isso Al Montoya assumirá a titularidade pelo terceiro consecutivo e ao mesmo tempo em busca da terceira vitória seguida da equipa e dele. Com um GAA de 1.99 em 7 jogos, podemos dizer que Montoya também tem estado bem na baliza mas esta estatística é traiçoeira porque a margem de jogos é curta e a média caiu bastante graças ao shutout que registou na recepção a Carolina.
É que em 7 jogos, Montoya teve três em que sofreu 5, 5 e 6 golos e apenas por uma vez, além do shutout, sofreu só um golo. Sinceramente, para qualquer ataque, é preferir encontrar Montoya do que Luongo que tem feito, de facto, uma época muito interessante.
Columbus soma 6 derrotas consecutivas e 8 nos últimos 10 jogos. Está muito complicada a época para esta formação e sobretudo está a organização da época tem sido complicada. Com tantas ausências as alterações têm sido constantes e a equipa não dá respostas positivas. Vêm de uma derrota dura (2-1) em Nashville em que sofreram um golo nos últimos 5 minutos quando já era esperado OT.
Nesse jogo, Bobrovsky descansou e espero que este descanso minimamente prolongado lhe tenha feito relativamente bem porque ele também tem estado muito longe, à semelhança da equipa, daquilo que o vimos fazer a temporada passada. São por algum motivo o pior ataque da liga. O GAA de 3.03 dele é o reflexo do que está defesa tem feito esta época, ou melhor, daquilo que não tem feito que é defender devidamente.
Sorte a deles que hoje defrontam o terceiro pior ataque da liga com 2.05 golos por jogo. De facto o ataque de Florida é razoável e está longe dos melhores sobretudo em termos individuais. Curiosamente, nesse aspeto, até o ataque de Columbus (sobretudo se tivesse na máxima força) agrada-me mais especialmente a primeira linha. E não esquecer o regresso de Dubinsky que mesmo podendo estar a meio gás obteve o ano passado um total de 50 pontos, estando entre os melhores da equipa.
Outro aspeto relevante. Os jogadores que mais tempo passam em pista do lado de Florida são os mais experientes mas ao mesmo tempo mais veteranos. Florida tem um estilo jogo mais lento e mais agressivo, ao passo que Columbus adora imprimir velocidade no jogo. Este aspeto pode ser desequilibrador e dar vantagem à formação da casa que não perde, em casa, frente a Florida desde 2007.
Importa mesmo referir que os Panthers estão 0-5 nos últimos jogos no Ohio e 0-8 nos últimos 8 jogos entre as duas equipas. No h2h há uma margem muito interessante para a formação dos Blue Jackets. Para finalizar tenho que reforçar uma ideia: se Columbus não ganha este jogo, não ganha a ninguém. Se Columbus não ganha este jogo é sinal que soma 7 derrotas consecutivas. Florida é indiscutivelmente um bom adversário para inverter a maré de maus resultados e os próprios jogadores sabem disso, melhor do que eu.
Desta forma, Columbus ML por aqui.
PROGNÓSTICOS E PALPITE Florida Panthers @ Columbus Blue Jackets – NHL |
|
Columbus Blue Jackets a |
|