Frank Dancevic, jogador canadiano de 28 anos de idade que ocupa a 141ª posição do Ranking ATP.
Este canadiano é claramente jogador destas superficies, serve bem, variado e forte, tem um jogo com boas opções no fundo do court, variando bem as suas pancadas e as suas pretensões dentro de court. Na rede é muito competende sendo bastante determinado a volear. A sua esquerda a uma mão quando motivada, dá-lhe winners de grande qualidade.
Na presente temporada este canadiano teve alguns bons resultados, destacando-se as meias finais no Challenger Dallas jogado em indoor e a vitória na Taça Davis sobre Granollers na mesma superficie por 3-0. Nesta fase de qualificação onde perdeu na ultima ronda o ano passado, Frank Dancevic entrou a vencer Tobias Kamke por 6-4 / 6-0. Uma vitória boa que seguramente lhe deu muita confiança para este jogo que se avizinha.
Matthew Ebden jogadora australiano de 25 anos de idade que ocupa a 113ª posição do Ranking ATP. Ebden é um jogador com alguma qualidade, no fundo do court é muito espero, a sua esquerda em slice tem muita qualidade, sabe quebrar e bem o ritmo de jogo, sobretudo quando defronta jogadores que gostam de assumir o jogo. Ebden também contra ataca bem, amolecendo o jogo com a sua esquerda e contra atacando com a sua direita.
Serve bem também e quando tem bolas curtas, não costuma perdoar. Este ano tem feito uma temporada miserável, vencendo somente 5jogos e frente a adversário que não metem medo a ninguém. Nesta qualificação entrou a vencer Golubev por 6-7 / 6-4 / 6-2 num jogo em que cedeu o seu jogo de serviço por 3 vezes, levando os seus jogos quase sempre a vantagens e onde fez, imagine-se, 16 duplas faltas.
Se formos a contabilizar, 16 duplas faltas correspondem a 4 jogos de serviço perdidos, a bem dizer. Para além disso, acabou com uma taxa de 1º serviços colocados abaixo dos 50% o que é sempre negativo. O ano passado Ebden fez o seu melhor masters da carreira aqui, passando a fase de qualificação e onde bateu Kunitsyn, Benneteau e Mardy Fish no quadro, perdendo na 4ª ronda para John Isner.
Head to head: 1-0 Dancevic. Vitória em 3 sets sobre indoor em 2011.
Conclusão: Ebden está longe do seu melhor momento de forma, ontem sentiu imensas dificuldades para derrotar Golubev e não fosse este um jogador tão irregular, até podia ter vencido o jogo, pois o cazaque esteve a liderar o 3º set por 2-0 a servir com imensas vantagens para fechar 3-0 o seu jogo, mas cedeu break e entrou em modo auto-destruição levando um parcial de 6-0.
Dancevic por sua vez fez um jogo muito bom contra Tobias Kamke, foi mais forte e venceu o jogo em 2 sets. O australiano vai sentir dificuldades neste encontro, pois o canadiano varia bem o seu jogo, e tem boas acelarações para contrariar o falso ritmo de jogo gerado pelo aussie que está longe da sua melhor forma. Se ontem acreditei que Ebden fosse vencer o seu jogo, depois daquilo que se passou, hoje só consigo ver Frank Dancevic a seguir em frente, acedendo ao quadro principal.