Partida que encerra a 31ª jornada da Premier League, com o Fulham a receber o QPR, num derby da cidade de Londres Dois conjuntos em posições bem diferentes, mas que poderão proporcionar um bom espectáculo de futebol. No encontro da 1ª volta o QPR levou a melhor por 2-1, mas acho que a história deste será diferente.
O Fulham encontra-se na 10ª posição, com 36 pontos. Tem sido uma época tranquila para os londrinos, embora talvez se esperasse que conseguissem lutar pelos lugares europeus. O Fulham vem de uma grande vitória, conquistada no terreno do Tottenham (num dos muitos derbies da cidade de Londres) por 1-0.
Os Cottagers estavam longe de ser favoritos nesse encontro, mas conseguiram fazer um golo e aguentar bem as investidas dos Spurs até ao final do jogo. Esta Segunda recebem o QPR, outra equipa londrina, que está a passar por dificuldades, mas que não deixará de ser um adversário complicado.
Defensivamente o Fulham tem estado bem esta temporada, um factor que pode ajudar a explicar a época tranquila da equipa. Com um sector defensivo (guarda-redes incluído) com jogadores de qualidade e já muito experientes, os Cottagers costumam ser um adversário difícil de ultrapassar pelos oponentes, especialmente quando jogam em casa.
Frente a um QPR que tem claramente problemas no sector ofensivo, espero que o conjunto da casa esteja mais uma vez bem neste capítulo, algo que poderá ser importante para o desfecho do resultado. No meio campo, mais experiência, com Karagounis e Sidwell a formar a dupla na zona central.
A batalha a meio campo é sempre importante e será fundamental que os experientes médios consigam impor-se nessa luta. No ataque, apesar de a equipa não marcar muitos golos, qualidade não falta. Com Ruiz nas costas de Berbatov, o Fulham conta com uma dupla de ataque muito forte (fora os jogadores do banco), que são bem apoiados pelos extremos Dejagah e Duff.
O costa-riquenho Ruiz é o mais desequilibrador da equipa, mostrando uma capacidade técnica notável e que procura muito bem os espaços. Berbatov é o ponta-de-lança, jogador que dispensa apresentações, dada a sua valia e experiência. O Fulham conta assim com jogadores de grande nível no sector ofensivo e acredito que neste encontro ponham em prática a sua qualidade e sejam um perigo para a baliza do QPR.
Os forasteiros precisam de ganhar a todo o custo e poderão complicar a vida ao Fulham. No entanto, o conjunto da casa apresenta-se confiante e acho que tem condições para sair vencedor. Em princípio, não haverá ausências do lado dos homens da casa.
Provável 11 inicial do Fulham: Mark Schwarzer, Sascha Riether, Brede Hangeland, Philippe Senderos, John Arne Riise, Steve Sidwell, Giorgos Karagounis, Ashkan Dejagah, Damien Duff, Bryan Ruiz e Dimitar Berbatov.
O QPR encontra-se na 19ª posição e tem até ver 23 pontos conquistados. Apesar do enorme investimento na equipa, com a contratação de grandes nomes, o conjunto londrino tem feito uma péssima temporada e está muito perto de ser relegado para a divisão mais abaixo (está a 7 pontos da primeira equipa acima da linha-de-água).
Depois de duas vitórias consecutivas (melhor momento da época), os Rangers voltaram às derrotas na deslocação ao estádio do Aston Villa por 3-2, resultado que teve ainda maior importância dado que foi frente a um adversário directo na luta pela manutenção. Esta jornada deslocam-se ao terreno do Fulham e esperam-se dificuldades.
No plano defensivo o QPR até tem estado bem, contando com um guarda-redes de grande nível (o brasileiro Júlio César) e um quarteto defensivo sólido e experiente. No entanto, neste encontro irão ter pela frente um ataque de qualidade e poderão passar por maus momentos frente a Berbatov e companhia. No meio campo também terão uma dura luta pela frente, dado que do outro lado actuam jogadores muito experientes na zona central do terreno, que sabem bem como controlar uma partida.
O principal problema deste conjunto está no ataque, que embora conte com vários jogadores de qualidade, marca poucos golos (são o pior ataque da Liga, com 26 tentos). Faltam claramente elementos que criem jogadas de perigo, nomeadamente um médio mais capaz a nível de organização de jogo (podia ser o espanhol Granero, mas está a fazer uma temporada fraquinha, enquanto que Taarabt, apesar do potencial, mostra muita irregularidade) e também extremos que mostrem mais consistência.
Assim, os dois avançados ficam muitas vezes isolados numa ilha e não têm oportunidades de fazer golos. Acredito que o QPR tenha uma postura de contra-ataque neste encontro, mas terão de melhorar bastante se quiserem importunar o sector mais recuado do Fulham, que é consistente e experiente. O QPR entrará nesta partida tentando vencer a todo o custo e acredito que a atitude dos jogadores mostre isso mesmo.
Mas neste momento estão longe de ser uma equipa sólida, com fraco entendimento entre os jogadores, e frente a um Fulham que tem praticamente tudo isso, penso que sofrerão nova derrota. Ausentes deste encontro estão Diarra, Luke Young, Ben-Haim, Diakité, Traoré e Andy Johnson.
Provável 11 inicial do QPR: Júlio César, José Bosingwa, Clint Hill, Christopher Samba, Fábio da Silva, Stéphane Mbia, Park Ji-Sung, David Hoilett, Andros Townsend, Loïc Rémy e Bobby Zamora.
Conclusão: Espero um encontro emotivo, em mais um derby da cidade de Londres. O Fulham vem de um excelente triunfo, enquanto que o QPR se encontra numa situação complicadíssima. Os visitantes irão praticamente jogar com uma corda no pescoço e espero que entrem no encontro com isso em mente.
Jogadores de qualidade não faltam, mas a verdade é que o trajecto do QPR esta época tem sido péssimo. Nesta altura, ainda não são uma verdadeira equipa no sentido da palavra e têm sofrido muito com isso. Acredito que possam criar problemas ao conjunto da casa, nomeadamente no contra-ataque, mas aparentando ser um conjunto desligado e com imensos problemas no ataque (26 golos é muito pouco), terão um encontro muito complicado pela frente.
Já o Fulham, acredito que controle bem as investidas do QPR, tentando depois impor o seu futebol. Penso que têm condições para ganhar a batalha a meio campo e com a dupla Ruiz-Berbatov na frente, acredito que possam criar estragos. Não há dúvidas que neste momento o Fulham é um conjunto muito mais sólido e consistente, assim como apresenta outros índices de confiança.
Com o apoio dos seus adeptos, sempre importante (especialmente em derbies), juntando ainda as lesões do lado dos visitantes (especialmente no meio campo), acredito que se apresentem em bom nível e consigam uma boa exibição. Como tal, irei apostar na sua vitória neste encontro.