O Turk Telekom Arena, em Instanbul será palco de um dos oito jogos de Champions marcados para esta noite, com o Galatasaray a receber os alemães do Borussia Dortmund, vice-campeões europeus de 2013.
Galatasaray:
Os turcos procuram voltar a afirmar-se no panorama europeu de futebol, depois de uma boa prestação no ano passado, onde conseguiram chegar aos oitavos de final da Champions, passando um grupo cujos adversários eram Real Madrid, Juventus e Copenhaga, deixando para trás os italianos no percurso.
Na ronda a eliminar encontraram o Chelsea, equipa que teve algumas dificuldades para afastar os turcos, empatando um jogo e vencendo o outro (1-1 e 2-0).
Este ano o Galatasaray não entrou da melhor forma na Liga dos Campeões, tendo cedido um empate de forma surpreendente diante do Anderlecht (1-1) e perdido de forma contundente para o Arsenal por 4-1, o que faz com que tenha apenas um ponto e seja o último classificado do grupo, tendo de abordar esta partida com mentalidade competitiva e ganhadora, caso ainda ambicione em manter-se na Champions ou mesmo discutir um lugar na Liga Europa.
Encontra-se num bom momento de forma, tendo vencido dois jogos consecutivos por 2-1, depois de perder por 4-1 contra o Arsenal. Demonstra, talvez, que este Galatasaray é material que apenas serve para consumo interno.
Evidente fica a fragilidade defensiva desta equipa, que consentiu golos nos últimos seis jogos, a uma média de 1.7 por partida.
Borussia Dortmund:
Os alemães encontram-se a fazer um início de época bastante mau, encontrando-se num incrível 14º lugar, somando 7 pontos em 8 jogos, estando com apenas um ponto de distância da linha de água, o que é ilustrativo do quão mal tem estado o conjunto orientado por Jurgen Klopp…
… porém, apresenta uma situação comlpetamente diferente na Liga dos Campeões, onde lidera o seu grupo com duas vitórias em outros tantos encontros, somando o máximo de 6 pontos possíveis, com 5 golos marcados e nenhum sofrido.
Tem-se deparado com algumas dificuldades defensivas, consentindo vários golos nos últimos jogos, especialmente no que ao campeonato diz respeito, com nove tentos encaixados nos últimos cinco encontros, que perfazem uma média de quase 2 golos sofridos por partida.
Para este encontro, o Dortmund não poderá contar com a contribuição de Marcel Schmelzer, importante no processo defensivo e ofensivo da equipa, pela profundidade que oferece ao flanco esquerdo da equipa…
Prognóstico:
… algo que Durm poderá não oferecer, ainda para mais estando limitado a nível físico, o que pode tornar a vida facilitada para jogadores como Pandev, caso “descaia” para a ala, o que acredito que aconteça.
Do outro lado, porém, perante a fragilidade defensiva do Galatasaray, acredito que também surjam problemas, ainda para mais com jogadores como Immobile, Mkhitaryan ou Reus a visar as redes contrárias.
Posto isto, acredito numa excelente partida, com muitos golos