Esta noite em Instambul defrontam-se dois outsiders da competição. Turcos e Alemães proporcionarão um jogo entretido e certamente bastante mais interessante do que jogos com mais nome nesta fase.
O Galatasaray tem vindo a crescer nos últimos anos e com a chegada de Sneijder e Drogba afirma-se como uma forte hipótese para estar presente nas meias finais da competição.
Por outro lado os Alemães tem perdido fulgor a nível interno o que se reflecte obviamente a nível Internacional. A nona posição na Bundesliga não é para mim surpresa depois do desinvestimento na equipa com a saída de Lewis Holtby ou do seu anterior treinador Huub Stevens. No entanto continua a ser uma boa equipa com Huntellar como a principal referência.
Jens Keller é agora o treinador do Schalke que tem como missão esta noite conseguir ultrapassar o sempre dificil ambiente Turco e conseguir um bom resultado nesta primeira mão. Para agravar a situação Keller não poderá contar com jogadores influentes como Afellay, Uchida, Papadopoulos ou Marica. Assim a equipa a apresentar esta noite não andará longe desta:
SCHALKE 04: Unnerstall, Hoger, Howedes, Matip, Fuchs, Jones, Neustadter, Farfan, Draxler, Bastos e Huntelaar
Fatih Terim é raposa velha e está muito habituado a estas andanças. Penso que é preciso um homem como ele para dirigir uma equipa que começa a ter várias estrelas, o que por vezes joga contra a própria equipa. Terim costuma alinhar em 4-4-2 e penso que esta noite o fará uma vez mais, apesar das especulações acerca de poder usar um 4-3-3 para melhor tirar partido de Sneijder, Drogba e Burak.
No entanto penso que seguirá a estratégia habitual que tão bons resultados tem dado, como se viu ainda recentemente em Old Trafford. Nem só de ataque vivem os turcos como se pode comprovar pela defesa formada por Riera, Dany, Kaya e Eboue no resguardo ao grande Muslera.
Riera e Eboue no entanto costumam ser bastante ofensivos o que pode ser uma faca de dois gumes. Deixar as faixas desprotegidas pode ser crítico quando se joga contra equipas esclarecidas como são as Alemães. Penso que o Schalke poderá aproveitar este adiantamento dos laterais do Galata e construir por aqui algum perigo. Isto é especialmente grave quando Sneijder não desce muito para ajudar Riera.
A liberdade concedida ao Holandês pode desiquilibrar defensivamente os Turcos. Cabe a Filipe Melo tentar fazer as dobras e fechar quando Sneijder for para o meio e deixar as preocupações defensivas para outros. Se não houver solidariedade na equipa Turca penso que Melo terá uma noite complicado em Instambul.
Do lado direito penso que este problema não se põe tanto, pois Altintop é um jogador mais solidário e que não deixará certamente de ajudar Eboué. Na frente Drogba e Burak tentarão por certo com sucesso marcar golos para incendiar ainda mais o Turk Arena. O Galatasaray deverá alinhar com:
Muslera, Eboue, Dany, Kaya e Riera, Melo, Altintop, Selçuk İnan e Sneijder, Drogba e Burak.
CONCLUSÃO: Em suma, com a atmosfera eletrizante, ainda para mais depois das mais recentes contratações, o Schalke já de si pressionado entrará em campo e sentir-se-á completamente esmagado. Resta saber se conseguirão ultrapassar toda esta pressão e aplicar o pragmatismo Alemão à paixão e empenho Turcos.
Vejo um Schalke demasiado debilitado para discutir o jogo hoje. Assim penso que o Galata não deixará de vencer. Contudo o entusiasmo atacante Turco poderá levar a momentos de desiquilibro defensivo que com jogadores da qualidade de Farfan, Bastos e Huntelaar poderá ser fatal.