O Galatasaray é primeiro classificado na Liga Turca com vantagem de 6 pontos perante o segundo classificado.
Embora a equipa não seja favorita a chegar longe na competição, está a fazer uma boa edição, tendo oportunidade de passar aos quartos-de-final na prova, o que será benéfico financeiramente após o investimento em Drogba, que marcou no seu jogo de estreia, e Sneijder.
O Galatasaray apurou-se no Grupo H, constituído por Manchester United, Cluj e Braga. A equipa acabou no segundo lugar com 10 pontos conquistados, os mesmos que o Cluj. Em casa, perdeu frente ao Braga por 0 – 2, empatou frente ao Cluj por 1 – 1 e venceu o Manchester United por 0 – 1.
O defesa Tomáš Ujfaluši é ausência, assim como o avançado Elmander.
O Schalke está a passar por uma má fase no campeonato Alemão, onde ocupa a 9ª posição no campeonato. Desta forma, a equipa pode ganhar motivação para ultrapassar esta fase da prova para salvar a temporada.
O Schalke apurou-se no Grupo B, constituído por Arsenal, Montpellier e Olympiacos. A equipa apurou-se no primeiro lugar com 12 pontos conquistados. Fora de casa, venceu o Olympiacos por 1 – 2, venceu o Arsenal por 0 – 2 e empatou com o Montpellier por 1 – 1.
Os defesas Papadopoulos, Atsuto, o médio Afellay e o avançado Marica são ausências na equipa.
O ambiente na Turquia está sempre ao rubro, e o público faz sempre muita pressão. O Galatasaray está uma equipa mais confiante, joga em casa, e ganhou reforços de peso que podem ajudar muito a equipa.
Já o Schalke tem-se dado bem fora de casa, marcando pelo menos um golo em todos os jogos da fase de grupos disputados longe do seu reduto, e esta eliminatória pode salvar a temporada.
Ambas as equipas têm ausências na defesa, e espero um jogo rápido, com duas equipas a jogar para marcar e penso que os erros defensivos vão acabar por acontecer.