Encontro da 1ª ronda do ATP de Viña Del Mar onde teremos frente a frente dois italianos, de um lado o 200º classificado do ranking Gianluca Naso defronta o 57º da hierarquia mundial Paolo Lorenzi
Naso, o italiano de 26 anos conseguiu esta semana regressar ao quadro principal de um torneio ATP, algo que já não sucedia desde Setembro de 2011.
É um tenista que gosta de bater forte na bola do fundo do court, no entanto a sua movimentação é bastante deficitária e é por esse motivo que prefere actuar em terra batida onde a velocidade de jogo é inferior e consegue ter mais tempo para chegar às bolas.
Esta temporada tinha estado no qualifying do Open da Austrália onde perdeu na 1ª ronda com Hernych. Esta semana no qualifying de Viña Del Mar venceu até ao momento Capdeville, Podlipnik-Castill e Gil
Lorenzi, o italiano de 31 anos está actualmente no melhor momento da sua carreira, é um jogador extremamente sólido da linha de fundo e que é uma autêntica parede em terra batida lutando por todos os pontos como se fossem o último.
A sua direita tem melhorado bastante e quando tem bolas curtas consegue matar o ponto com essa pancada. Vem da Taça Davis onde actuou ao serviço da sua selecção e fez um excelente jogo perdendo apenas em 5 sets para o croata Marin Cilic
h2h: 3 – 0 para Lorenzi
Conclusão: Lorenzi é claramente um jogador mais completo do que Naso e isso é verificável no h2h entre ambos onde Lorenzi venceu sempre e nunca cedeu um set. A melhor movimentação de Lorenzi é um aspecto fundamental que lhe confere muita vantagem pois obriga sempre Naso a uma pancada adicional forçando muitas vezes o erro.
A direita de Lorenzi está igualmente bem melhor e é hoje em dia uma arma no jogo de Lorenzi que lhe garante muitos pontos.
Espero um jogo onde Naso tentará impor a maior potência do seu jogo, mas terá pela frente um tenista que irá trabalhar muito os pontos e irá obrigar Naso a deslocar-se muito desgastando-o e obrigando-o a cometer erros. A minha aposta é assim para Paolo Lorenzi vencer esta partida.