Encontro da 3ª ronda do Open da Austrália onde teremos frente a frente dois franceses, de um lado o 86º da hierarquia mundial Gael Monfils defronta o 16º do mundo Gilles Simon
Monfils, o jogador de 26 anos foi derrotado nos últimos três anos na terceira ronda e creio que poderemos ter a mesma situação neste encontro.
Está a tentar regressar à sua melhor forma após vários problemas físicos, mas as altas temperaturas que se têm feito registar parecem ter desgastado muito Monfils cujo estilo de jogo é muito físico.
Na 1ª ronda necessitou de quatro duros sets para vencer Alexandr Dolgopolov e na 2ª ronda só ao fim de cinco parciais venceu Yen-Hsun Lu num jogo onde denotou claras dificuldades físicas.
O francês assumiu um estilo de jogo de “vai ou racha” com 29 ases e 23 duplas faltas e beneficiou de um Lu numa forma também não muito boa para triunfar.
Simon, o tenista de 28 anos tenta repetir a façanha de 2009 quando chegou aos quartos de final.
É um jogador muito sólido da linha de fundo que baseia o seu ténis na consistência e em desgastar os seus adversários com longas trocas de bola. Até ao momento neste Open da Austrália derrotou o italiano Filippo Volandri e o canadiano Jesse Levine ambos em quatro sets após perder o set inicial.
h2h: 3 – 1 para Simon
Conclusão: Monfils fez um grande jogo contra Dolgopolov, mas o desgaste desse jogo fez-se sentir contra Lu e o jogar de Taiwan foi incapaz de aproveitar um claro ascendente no jogo e deixou-se recuperar.
Simon é um jogador que sabe como desgastar os seus oponentes e irá levar o seu compatriota à exaustão certamente.
Em condições normais Simon já mostrou ser superior a Monfils como é visível pelo h2h, juntando a isso a falta de condição física de Monfils acredito que Simon seja capaz de vencer este encontro certamente.