Girona e Alcorcón discutem hoje a passagem à final dos playoff que conduzirá mais uma equipa à Liga BBVA na próxima época. Na 1ª Mão em Alcorcón o resultado foi um 1-1.
Falando primeiramente desse jogo da semana passada devo dizer que o resultado foi muito curto para o Alcorcón se comparáramos com aquilo que a equipa de Bordalás produziu pois foi mais dominadora, foi quem mais posse de bola teve e foi quem mais ocasiões de golo criou e se não saiu desse jogo com o triunfo pode culpar um homem, Isaac Becerra guarda-redes do Girona que foi o homem do jogo com as suas defesas magníficas que permitiram ao Girona trazer vantagem para o jogo da 2ª mão. A grande exibição do guarda-redes foi reconhecida posteriormente pelos seus colegas de equipa no final do jogo pois estes deram-lhe os parabéns até porque Isaac foi suplente de Dani Mallo durante boa parte da época.
Voltando aos dados do 1º jogo devo dizer que nem o facto de o Girona ter marcado cedo inibiu o Alcorcón que pegou no jogo e teve enorme domínio do adversário pecando apenas no aspecto da finalização. Já ao Girona o facto de se ter colocado em vantagem demasiado cedo fez com que a equipa se agarra-se a esse golo e ficasse um pouco inibida durante a restante partida.
No final do jogo o técnico do Girona reconheceu que a sua equipa passou um mau bocado em Santo Domingo e que com o que viu podia afirmar que a sua equipa sobreviveu nessa partida para a eliminatória. O técnico do Girona ainda assim deu os parabéns à sua equipa por ter entrado perfeita tacticamente e ter conseguido defender bem um resultado que lhe é favorável.
Do outro lado o técnico do Alcorcón lamentou o erro defensivo que originou o golo do Girona e lamentou o facto de não ter conseguido um resultado que espelhasse o domínio que a sua equipa teve na partida concluindo que o resultado da 1ª mão deixa a sua equipa em posição difícil. Ainda assim Bordalás diz que a sua equipa já mostrou ser capaz de criar dificuldades ao Girona mesmo actuando fora de portas pois na fase regular apesar de ter permitido a reviravolta o Alcorcón esteve a bater o Girona por 2-0.
Lembrando que nestas eliminatórias não existe lugar a desempate por grandes penalidades, isto é, se o jogo terminar com 1-1 avança-se para prolongamento mas se não existirem golos no tempo adicional a vantagem é do Girona que terminou a fase regular à frente dos madrilenos.
Assim apenas uma vitória ou um empate por mais de 1 golo dará a passagem do Alcorcón à próxima fase destes playoffs.
Devo também dizer que estas são 2 das 22 equipas que participaram neste campeonato com pressupostos financeiros mais baixos e o facto de estarem neste momento a discutir a subida já é um aspecto positivo pelo que não me parece que nestes playoffs tenham algo a perder e darão certamente tudo para conseguirem um prémio ainda maior. Nem Girona nem Alcorcón participaram ainda na Liga BBVA pelo que a subida de alguma destas duas equipas seria algo inédito.
É esperado que o estádio de Montilivi encha até porque foi colocada uma bancada adicional para fazer face à procura de bilhetes e até mesmo o Alcorcón estará acompanhado em terras Catalãs pois os madrilenos colocaram autocarros à disposição dos adeptos que quisessem acompanhar a equipa.
O Girona tal como na semana passada tem alguns jogadores em dúvida. Toni Moral e Acuña ainda apresentam algumas queixas e não devem ir a jogo. Migue também fica de fora por lesão. Assim Rubi deve manter o mesmo onze que entrou a semana passada em Santo Domingo.
Já o Alcorcón apesar de jogar fora onde tradicionalmente tem mais dificuldades continua a acreditar que é possível vencer e para motivar os seus jogadores foi lançado um vídeo que espera unir adeptos e jogadores com o objectivo de dobrar este Girona e manter o sonho da subida vivo.
Em relação ao onze Bordalás pode fazer algumas alterações, uma delas pode ser a entrada de Urko Vera no lugar de Oriol Riera, melhor marcador da equipa mas que não se apresenta nas melhores condições e não marca à 5 jogos. David Miguelez no lugar de Kike Lopez pode ser outra novidade.
Bordalás disse na antevisão ao jogo que a sua equipa iria sair com tudo no jogo da 2ª mão e que os jogadores tinham consciência que eram capazes de derrotar o Girona como já fizeram na fase regular em Santo Domingo quando venceram por 4-1. O técnico aproveitou ainda para lembrar que a sua equipa cria muitas ocasiões mas marca poucos golos pelo que apenas lhe valia atacar no jogo de hoje para conseguir um resultado que lhe desse a passagem à fase seguinte.
Ora bem para a fase regular os dois jogos acabaram com bastantes golos. Na semana passada tal não aconteceu devido ao guarda-redes do Girona e sabendo-se que o Alcorcón é mais permeável fora do que em casa prevejo um jogo aberto com golos para os dois conjuntos. Não arrisco um vencedor na partida pois o Girona parece-me algo duvidoso de si próprio e o Alcorcón fora é sempre diferente do que quando joga em casa e os maus resultados na fase regular resultaram de o facto de os jogadores apresentarem cansaço apesar de que numa partida como a de hoje não creio que isso venha a ser tão evidente. Assim sendo a minha aposta nesta partida recai no mercado golos onde espero que aconteçam 3 ou mais.