Encontro da 23ª jornada da Liga ZON Sagres onde o Benfica actual líder da competição se desloca ao Estádio D. Afonso Henriques e defronta o 5º classificado Vitória de Guimarães.
A formação do Vitória de Guimarães está a fazer uma excelente prestação este ano onde eram esperadas muitas dificuldades pelos problemas financeiros da equipa que levou à saída de jogadores importantes da equipa, mas a verdade é que o espírito de união e combatividade desta equipa tem sido superior a essas adversidades e neste momento encontram-se em lugares de acesso à Europa.
Os vimaranenses vêm para esta partida numa série de três vitórias nos últimos quatro jogos tendo apenas perdido por 2 – 3 frente ao rival Braga no Estádio AXA. O Guimarães causa sempre muitas dificuldades ao Benfica quando este se desloca ao minho e nas últimas duas deslocações para o campeonato tivemos mesmo dois triunfos do vimaranenses
Para este jogo estão indisponíveis o guarda redes suspenso Douglas e o lateral esquerdo lesionado Addy.
Convocados: Assis e Miguel Oliveira; Alex, El Adoua, N’Diaye, Paulo Oliveira, Kanu e Luís Rocha; André, Leonel Olímpio, Barrientos, Tiago Rodrigues e Crivellaro; Amidó Baldé, Marco Matias, Ricardo, Soudani e Jona.
O Benfica procura manter pelo menos a distância de dois pontos para o Porto, distância essa que poderá ser maior dependendo do resultado dos dragões na Madeira.
Os encarnados somam quatro triunfos consecutivos após a eliminação na Taça da Liga em penaltys com o Braga e para encontrarmos a última derrota dos comandados de Jorge Jesus temos de recuar a Outubro de 2010 no desaire na Rússia com o Spartak sendo aque a nível interno ainda não somaram qualquer desaire, no entanto a equipa do Benfica parece estar a diminuir um pouco o seu nível de jogo especialmente no capítulo defensivo onde dão muitas oportunidades de golo aos seus adversários e tem valido Artur a grande nível para evitar males maiores, mas por exemplo o Bordéus conseguiu explorar essa debilidades e fez dois golos.
Para esta partida as grandes dúvidas recaem nos centrais Luisão e Garay, no entanto ambos foram convocados para a partida.
Convocados: Artur Moraes e Paulo Lopes; André Almeida, Maxi Pereira, Luisão, Jardel, Garay, Melgarejo, Roderick e Luisinho; Matic, Carlos Martins, Ola John, Gaitán, Enzo Perez, Salvio, Urreta e Aimar; Cardozo, Rodrigo e Lima.
Conclusão:
Espero um jogo muito complicado para o Benfica frente a uma equipa que luta até à exaustão e consegue apoiar-se muito bem no fortíssimo apoio que recebe dos seus adeptos.
Acredito que ambos os conjuntos tenham claras possibilidades de golo nesta partida, o Benfica pela clara qualidade ofensiva que tem que lhes permite ser o melhor ataque da prova com uma média de 2,55 golos marcados por jogo, enquanto que o Guimarães em lances de contra ataque, bola parada ou mesmo lapsos de concentração de jogadores do Benfica conseguirá igualmente ter situações de golo e espero que pelo menos uma seja concretizada.
O over parece-me assim a melhor aposta para este jogo e um resultado final de 2 – 1 para o Benfica parece-me o mais plausível.