Guine vs Madagascar – Liga das Nações Africanas: A seleção da Guiné confirmou a presença nesta fase final
Após uma campanha irrepreensível na fase de grupos da qualificação.
No Grupo H, os guineenses conseguiram o apuramento direto, atirando a Costa do Marfim para o recurso à calculadora e deixando para trás a República Central Africana e o Ruanda.
Em seis jornadas de apuramento, a Guiné não averbou qualquer derrota, tendo conseguido três vitórias e três empates, com oito golos marcados e quatro sofridos.
O resultado que mais se destaca foi o triunfo obtido na primeira jornada, ainda em junho de 2017, em Bouaké, frente à Costa do Marfim (3-2).
No período mais recente, a Guiné realizou dois jogos amigáveis para preparar esta participação no CAN’2019, tendo somado duas derrotas, frente às seleções do Benin (1-0) e do Egito (3-1).
A seleção de Madagáscar foi uma das melhores segundas classificadas e conseguiu assim a qualificação para esta fase final. No Grupo A, terminou em 2.º com 10 pontos, atrás do Senegal e à frente da Guiné Equatorial e do Sudão.
Num total de seis jornadas, Madagáscar conseguiu três vitórias, um empate e duas derrotas, tendo marcado e sofrido o mesmo número de golos:
oito. Esta seleção atravessa um momento crítico de forma, não vence há cinco jogos, num período onde perdeu mesmo por quatro vezes e empatou no início deste mês um amigável de preparação para o CAN’2019 contra o Luxemburgo (3-3).
As derrotas no fim da fase de qualificação contra o Sudão (3-1) e o Senegal (2-0) parecem ter feito a federação repensar o cargo de seleccionador, com o francês Nicolas Dupuis a assumir o comando técnico no passado mês de maio.
Nos últimos amigáveis, Madagáscar perdeu com o Quénia (1-0) e a Mauritânia (3-1).
As duas seleções chegam a esta fase final após amigáveis em que foram derrotadas e numa série de vários jogos consecutivos sem vencer. Ainda assim, a seleção da Guiné parece reunir mais argumentos para poder sair vitoriosa desta estreia.
Num grupo que contempla ainda a participação da Nigéria e do Burundi, é importante arrancar bem, mesmo que o 3.º lugar possa vir a dar apuramento.
O jogo com os nigerianos será, na teoria, mais complicado e é já na segunda jornada para a Guiné, que tem o belga Paul Put no comando há cerca de um ano e três meses, vem realizando um trabalho bastante sólido – e que bom exemplo foi a fase de qualificação,
onde a Guiné não perdeu e acabou mesmo à frente da Costa do Marfim – e tem à sua disposição jogadores tecnicamente mais qualificados e psicologicamente mais preparados para este tipo de desafio, com destaque para o médio Naby Keita, do Liverpool.
Aposta no Guine vs Madagascar na bet pt e aproveita o bónus de 25€
Prognóstico Guine vs Madagascar:
Do outro lado, Madagáscar tem um novo seleccionador há menos de dois meses, a amostra nos amigáveis mais recentes não foi positiva, especialmente em termos defensivos, e acredito que sinta dificuldades para contrariar o favoritismo guineense nesta estreia.