A pouco mais de um mês de terminar contrato com os chineses do Shanghai SIPG, Hulk tem sido apontado a vários destinos pelo planeta fora, mas parece ser em Portugal que o avançado pretende dar continuidade à sua já longa carreira. Aos 34 anos de idade, consta que o internacional brasileiro aceitará baixar o salário para poder regressar ao FC Porto, clube onde ganhou tudo o que havia para ganhar.
DESTINO POR TRAÇAR A UM MÊS DO FIM DO CONTRATO MILIONÁRIO COM O SHANGHAI SIPG
Conhecido pela compleição física verdadeiramente impressionante, pela qual habituou os adeptos de futebol a aliar de forma invejável uma força notável a altos níveis de velocidade e aceleração, Hulk, que até ganhou o apelido de “Incrível”, não caminha hoje para jovem.
Com 34 anos feitos a 25 de julho passado, o avançado do Shanghai SIPG está na reta final do contrato que o ligou ao milionário futebol chinês nas últimas cinco temporadas, numa fase em que ainda lhe falta disputar a Liga dos Campeões da AFC.
A maior prova continental de clubes na Ásia ficará concluída até ao final do próximo mês de dezembro, num formato que decorrerá de modo exclusivo no Qatar, onde o Shanghai SIPG (e Hulk) já chegou.
Em janeiro, Hulk é um jogador livre para assinar pelo clube que escolher para prosseguir naquela que deverá ser a reta final da sua carreira.
No Brasil, Palmeiras e Vasco da Gama serão os principais interessados, havendo mesmo um forte desejo da equipa orientada por Ricardo Sá Pinto na contratação do antigo internacional pela Seleção Brasileira, ao serviço da qual contou 48 presenças e marcou 11 vezes.
Estes dois clubes brasileiros, mas também alguns emblemas da Premier League inglesa e da Major Soccer League (liga de futebol norte-americana) serão os principais concorrentes de um possível regresso a Portugal.
REGRESSO AO DRAGÃO NO HORIZONTE
De acordo com a imprensa portuguesa dos últimos dias, o cenário do regresso a vestir as cores do FC Porto é, nesta altura, o mais provável para o futuro da carreira de Hulk.
Além do desejo do jogador em voltar ao campeonato português, aceitando para isso baixar de forma incomparável o salário, parece que também no Estádio do Dragão a contratação, em janeiro, de Hulk é vista com bons olhos.
Há não muito tempo, o jogador brasileiro abordou publicamente a sua saída da China, uma decisão que já foi tomada há alguns meses atrás.
Na altura, Hulk declarou que o aspeto financeiro não era o mais importante nesta fase da carreira, assumindo ter vários interessados na Europa e fora do Velho Continente.
Para o FC Porto, a reduzida capacidade de investimento não será, ao que tudo indica, um problema para poder convencer o seu antigo jogador.
O processo estará nas mãos do presidente Pinto da Costa, que espera convencer Hulk com um contrato de longa duração, até por forma a compensar o valor máximo de 1,5 milhões de euros limpos por ano que os “dragões” poderão oferecer.
Apesar dos 34 anos de idade, a boa forma física que Hulk tem mantido no futebol chinês e a notável capacidade de finalização parecem ser argumentos suficientes para que Sérgio Conceição dê o aval à contratação de um jogador para as posições de Luis Díaz, Corona ou Felipe Anderson (cuja adaptação tem sido muito difícil).
Na Invicta, Hulk passou alguns dos melhores momentos da sua carreira desportiva. Ao serviço do FC Porto, o brasileiro conquistou quatro campeonatos, quatro Supertaças Cândido de Oliveira, três Taças de Portugal e uma Liga Europa.
AOS 34 ANOS, HULK ENCAIXA NO SISTEMA DE SÉRGIO?
Considero que esta é uma questão que só o tempo poderá responder, a confirmar-se o regresso do avançado brasileiro ao FC Porto.
Já se sabe que Sérgio Conceição é um treinador que valoriza muito a capacidade de sacrifício e o compromisso dos seus jogadores com a missão de dimensão coletiva e isso acredito que sejam valores que Hulk conseguirá garantir, até porque se voltar ao Porto certamente rejeitará outras propostas financeiramente mais vantajosas.
No entanto, com a idade que já carrega nas pernas e numa posição aonde se exige bastante fisicamente neste FC Porto de Conceição julgo ser uma aposta de risco e até uma incógnita.
O FC Porto volta a jogar, após a paragem para os jogos internacionais de seleções, neste próximo sábado, diante do Fabril do Barreiro, para a Taça de Portugal.
🎯O confronto com a equipa que milita no Grupo G do Campeonato de Portugal (terceiro escalão) ainda não tem odds nas principais casas de apostas.