Com apenas um triunfo nas últimas 5 jornadas de Championship, o Hull (4º) precisa de voltar a somar três pontos, até porque, com um triunfo neste jogo em atraso, saltaria para o 2º lugar (que dá promoção directa no final do campeonato).
Além disso, perdeu nos dois últimos jogos em casa (um de Taça, outro de liga), mas inicia aqui uma fase de três jogos no seu terreno, onde será importantíssimo somar o maior número de pontos.
Ainda assim, e tirando a derrota diante do Wednesday (1-3), o Hull tem realizado bons resultados em casa, batendo recentemente o Huddersfield (18º, 2-0) e o Leeds (11º, 2-0), perdendo pontos apenas diante de adversários muito complicados: Leicester (2º, 0-0) e Crystal Palace (5º, 0-0). O defesa Bruce (22/0) é dúvida e pode juntar-se no lote de ausentes a Faye (23/4) e Aluko (28/8), que continuam lesionados.
No Derby County (10º), a equipa tem mantido duas caras: uma quando joga em casa, onde apresenta o 5º melhor registo da Liga (8 vitórias, 5 empates e 2 derrotas), e outra quando joga fora, possuindo neste momento o 3º pior desempenho (3 vitórias, 4 empates e 8 derrotas).
Nas últimas 9 saídas, somou 6 derrotas, pontuando apenas em terrenos de equipas que lutam pela permanência: 2-0 ao Bristol (23º), 1-1 com o Charlton (15º) e 2-2 com o Sheffield Wednesday (19º).
A equipa de Nigel Clough deverá apresentar-se aqui com uma defesa muito remendada, já que Buxton (16/2) e O’Brien (10/0) dificilmente estarão aptos depois de terem saído com mazelas no último Sábado. O avançado Jamie Ward (13/8) também é dúvida, embora pareça por esta altura mais recuperável.
A equipa da casa tem um conjunto mais forte, contando com nomes como Elmohamady, McShane, Koren ou Rosenior, com experiência de Premier League, tendo reforçado o seu plantel em Janeiro com dois internacionais egípcios de qualidade (o avançado Gebo e o lateral Fathi).
O objectivo passa ainda pela subida directa e a equipa precisa de voltar a vencer o quanto antes. Creio que será capaz de aproveitar aqui a tendência do Derby para maus resultados como visitante e, também, os problemas defensivos do adversário.
Na 1ª volta, o Hull venceu por 2-1 no Pride Park (uma das duas derrotas caseiras do Derby em 15 jogos) e, olhando para os resultados do seu adversário nas visitas às equipas mais cotadas (0-3 na visita ao Palace, 1-4 em Leicester), creio aqui um triunfo dos da casa.
Com baixas em ambos os sectores defensivos e com boas unidades nos respectivos ataques, esse triunfo dever-se-á construir com mais de dois golos apontados.