Trabalha desde O Jogo, Revista Mundial, Público, até ao Expresso e A Bola. Na rádiop desde Antena 1 à TSF, na TV, começou na SIC N, RTP, até hoje à SPORT TV.
A Juventus e a Roma já moram noutra galáxia, na luta pelo titulo. Inter e Nápoles assumem-se como as principais segundas linhas que sonham chegar o mais perto possível do top e agarrar um ligar de champions.
As equipas de Benitez sabem, por vocação, defender sempre bem, mas o paradoxo é que apesar disso, é no campeonato italiano que o “treinador Buda” espanhol sente mais dificuldades tácticas em impor o seu futebol. Penso que isso tem muito a ver com o momento das transições.
Benitez é um treinador de organização pura e em Itália o momento de sair para o contra-ataque e, depois, recuperar rapidamente as posições a defender são decisivas no equilíbrio d equipa. E, muita vezes, o seu Nápoles desequilibra-se, embora tenha um médio que sabe jogar pelo campo todo, como Hamsik, e avançados rápidos na frente, como Callejon e Insigne, com Higuain a 9 à espera da bola.
É, portanto, uma equipa perigosa em ataque rápido. No contra-ataque pode fazer um golo a qualquer momento, a qualquer equipa. O problema é, depois, recuar a defende.
Vai defrontar um Inter muito nervoso no qual este jogo é decisivo para o treinador Mazzarri. Já se percebeu depois do que aconteceu nos jogos (derrotas) anteriores que um novo desaire neste jogo deve levar ao seu despedimento.
Espero por isso um Inter a entrar “tacticamente de raiva” na procura do ataque das faias com o seu imutável 3x5x2 de Mazzzarri). Nessa voragem ofensiva pode tanto chegar ao golo como abrir os tais espaço ao contra-ataque napolitano. Nessa altura, tem de se impor a sua defesa a… meio-campo.
Na frente, Osvaldo continua a ser aquele jogador de quem sou tanto admirador como desconfio dele na mesma medida. Nunca se sabe o que pode sair dali.
Espero um bom jogo de Kovacic, para mim o melhor jogador da equipa…se quiser. Tem talento e temperamento balcânico. Mutas vezes adormece no jogo.
O ponto fraco deste Inter tem sido muito, também, a sua defesa e a inadaptação de Vidic para ser o chefe do sector. Se estiver, no coletivo, mais concentrado, a defender, penso que pode ganhar o jogo e evitar a queda de Mazzarri.
Ao mesmo tempo, em Nápoles, Benitez pode seguir o seu caminho em busca do melhor jogo para a equipa. Veremos se com esta forma de pensar acerto na tendência do jogo e, com isso, vou ter com o seu…resultado. São, tantas, tantas vezes, coisas diferentes.
(Já sei, é o alicante disto..)
Abraço de futebol.
Luís Freitas Lobo