Irlanda do Norte vs Suiça

Aposta Ganha / Apostas de Futebol / Irlanda do Norte vs Suiça

Irlanda do Norte vs Suiça – Qualificação Mundial 2018: A Irlanda do Norte chega a estes playoffs com todo o mérito …

Depois de um competitivo grupo na luta pela segunda posição, onde equipas como a República Checa e a Noruega complicaram as contas dos Irlandeses.

Com o primeiro lugar assegurado pela Alemanha, como era de esperar, os ‘Norn Iron’ conseguiram 19 pontos, resultado de 6 vitórias, 1 empate e 3 derrotas dos 10 confrontos realizados mas olhemos para os confrontos:

04-Set-2016 – República Checa 0-0 Irlanda do Norte
08-Out-2016 – Irlanda do Norte 4-0 San Marino

11-Out-2016 – Alemanha 2-0 Irlanda do Norte
11-Nov-2016 – Irlanda do Norte 4-0 Azerbeijão

26-Mar-2017 – Irlanda do Norte 2-0 Noruega
10-Jun-2017 – Azerbeijão 0-1 Irlanda do Norte

01-Set-2017 – San Marino 0-3 Irlanda do Norte
04-Set-2017 – Irlanda do Norte 2-0 República Checa

05-Out-2017 – Irlanda do Norte 1-3 Alemanha
08-Out-2017 – Noruega 1-0 Irlanda do Norte

É verdade que tinham um grupo com equipas como San Marino e Azerbeijão mas não podemos ignorar o registo defensivo que deixaram ao fim das 10 partidas, tendo sofrido apenas 6 golos no total.

5 desses golos terão sido perante os Germânicos. Noruega e República Checa eram duas equipas que estavam no mesmo patamar que os Irlandeses na luta por esta qualificação

e avançar no grupo com esta ligeira distância dá confiança a este grupo que parte para o primeiro embate de qualificação com a vantagem de jogar em casa.

Uma seleção sem conquistas mas muito lutadora e que ao comando de Michael O’Neill tem vindo a impressionar bastante nos últimos anos.

No campeonato Europeu conseguiram chegar aos Oitavos-de-Final, onde viriam a ser eliminados pelo País de Gales por 1-0, equipa essa que alcançou as meias-finais.

Pela frente tiveram um grupo muito complicado com Alemanha, Polónia e Ucrânia e essa consistência defensiva foi o que lhes deu acesso aos oitavos como um dos melhores terceiros classificados, depois de 3 pontos no grupo (2-0 vs Ucrânia) e com duas derrotas pela margem mínima (1-0 vs Alemanha e 1-0 vs Polónia).

A equipa não apresenta muitos jogadores conhecidos e diante da Suíça são os claros ‘underdogs’ pela ligeira inferioridade na qualidade do plantel.

Contudo, os números que têm vindo a apresentar e as exibições nos grandes palcos prometem fazer desta eliminatória algo muito interessante.

Citação de: Michael O’Neill, Treinador da Irlanda do Norte

“Precisamos que seja equilibrado porque não acho que vá ser uma eliminatória para muitos golos.

É importante não sofrer em casa. Não somos uma equipa de pressionar no encontro nem de controlar o jogo. Queremos levar algo positivo para Basileia.

Os jogos serão muito fechados e equilibrados e assim teremos a oportunidade de ir lá e jogar no contra-ataque com algo para defender.”

Michael O’Neill acredita que a caminhada da Suíça poderá afetar o plantel psicológicamente depois de ter ganho 9 dos 10 jogos.

Citação de: Michael O’Neill, Treinador da Irlanda do Norte

“Ganhar 9 jogos e falhar a qualificação tenho a certeza que não é uma situação particularmente satisfatória para um treinador ou grupo de jogadores. O jogo contra Portugal foi como um play-off. Agora eles vêm-se numa situação idêntica connosco.”

Convocatória da Irlanda do Norte: Roy Carroll, Michael McGovern, Alan Mannus, Aaron Hughes, Gareth McAuley, Jonny Evans, Chris Brunt, Conor McLaughlin, Lee Hodson, Paddy McNair, Daniel Lafferty,

Rory McArdle, Tom Flanagan, Steven Davis, Niall McGinn, Ollie Norwood, Corry Evans, Shane Ferguson, Stuart Dallas, Paul Paton, Matthew Lund, George Saville, Jordan Jones, Kyle Lafferty, Josh Magennis, Jamie Ward, Conor Washington.

A Suíça esteve a pouco da qualificação direta para o Mundial e a prestação no grupo não poderia ter sido melhor até ao último encontro, encontro esse que ditou o rebaixamento para a 2ª posição.

No grupo com Portugal, acabamos por ser mesmo nós Portugueses a garantir o acesso direto no último encontro, vencendo a Suíça no Estádio da Luz por 2-0.

A diferença destas duas equipas vinha desde o primeiro encontro da fase de qualificação em 2016, quando os Suíços levaram a melhor sobre os campeões Europeus em casa, vencendo pelo mesmo resultado (2-0).

06-Set-2016 Suíça 2-0 Portugal
07-Out-2016 Húngria 2-3 Suíça

10-Out-2016 Andorra 1-2 Suíça
13-Nov-2016 Suíça 2-0 Ilhas Faroé

25-Mar-2017 Suíça 1-0 Letónia
09-Jun-2017 Ilhas Faroé 0-2 Suíça

31-Ago-2017 Suíça 3-0 Andorra
03-Set-2017 Letónia 0-3 Suíça

07-Out-2017 Suíça 5-2 Húngria
10-Out-2017 Portugal 2-0 Suíça

Conseguir 9 vitórias em 10 jogos e mesmo assim ter de ir aos playoffs parece injusto para uma equipa que teve uma prestação tão boa no grupo. Apenas 7 golos sofridos em 10 jogos com 23 marcados é bastante positivo e para trás ficou uma série de 6 jogos consecutivos sem sofrer (inclui amigável contra Bielorrúsia ganho por 1-0), antes dos jogos contra Húngria e Portugal que eram os adversários mais fortes do grupo.

No Campeonato Europeu 2016, esta Seleção conseguiu a qualificação para os Oitavos de Final com 1 vitória (1-0 vs Albânia) e dois empates (1-1 vs Roménia e 0-0 vs França), onde foram eliminados perante a Polônia através da marcação de grandes penalidades (após empate a 1-1 nos 120 minutos).

São uma equipa com alguns jogadores conhecidos mundialmente como Shaqiri, Xhaka, Rodriguez, Lichtsteiner, entre outros mas não vejo muita superioridade na qualidade como as odds apresentadas nos indicam.

É uma seleção dificil de vencer como “nós” sabemos, por experiência própria, mas do outro lado também está uma seleção complicada de bater.

Ofensivamente não considero esta Suíça muito assustadora e tudo aponta para que seja um encontro com poucos golos.

Citação de: Vladimir Petkovic, Treinador da Suíça

“Temos de carregar no botão de reset. Isso significa começar com zero pontos.

Temos de esquecer tudo o que aconteceu e nos concentrar na coisa mais importante, e isso é o jogo em Belfast. Temos um mini-torneio pela frente e temos de ser melhores que os nossos adversários.”

Convocados da Suíça: Yann Sommer, Marwin Hitz, Yvon Mvogo, Stephan Lichtsteiner, Francois Moubandje, Nico Elvedi, Manuel Akanji, Michael Lang, Ricardo Rodriguez, Johan Djourou, Fabian Schar,

Remo Freule, Granit Xhaka, Steven Zuber, Blerim Dzemaili, Fabian Frei, Denis Zakaria, Xherdan Shaqiri, Breel Embolo, Haris Seferovic, Mario Gavranovic, Admir Mehmedi, Eren Derdiyok

Prognóstico Irlanda do Norte vs Suiça:

Duas equipas muito consistentes defensivamente e que terão de jogar com muita cautela nesta primeira partida. A Irlanda do Norte vai, provavelmente, dar a bola a esta Suíça e esperar por erros, pois importante em casa é não sofrer nestas eliminatórias.

Para a Suíça sair com um empate é positivo, principalmente com golos. Sabendo que o setor ofensivo, de ambas as equipas, aparenta ser o mais fraco e juntando isso aos números que ambas apresentam isto tem tudo para terminar com poucos golos.

Um golo cedo, poderá mudar completamente toda esta análise pois o adversário terá de procurar o empate. Duas equipas com azar por ter de enfrentar estes playoffs pela boa prestação na fase de grupos da qualificação e podemos ver isso com os seguintes dados:

Apenas a Inglaterra (8) conseguiu mais jogos sem sofrer golos que esta Irlanda do Norte (7) e a Suíça conseguiu 27 pontos, mais 1 que os Ingleses, equipa que conseguiu o apuramento direto.

As palavras do Selecionador da Irlanda do Norte mostraram bastante confiança na equipa e realçou bem o facto desta Suíça poder vir fragilizada da derrota de Portugal, que foi como um playoff.

Sair de 7 jogos sem sofrer golos num grupo complicado para esta Irlanda do Norte é bastante positivo e considerando o pouco valor das odds no under, que acredito que caia, vejo com bons olhos o empate anula para os Irlandeses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Canal ApostaGanha no Telegram