Nieminen, finlandês de 31 anos, é o actual Nº 41 no Ranking ATP.
Vem de Brisbane onde venceu Benneteau por 6-3 2-6 6-1 e perdeu com Dolgopolov por 2-6 1-4 Retired.
Phau, alemão de 33 anos, é o actual Nº 75 no Ranking ATP.
Vem de Doha onde perdeu na primeira ronda com Troicki. Neste torneio ultrapassou os Qualifyings vencendo Herbert por 6-3 6-4, Klec por 6-4 6-1 e Barton por 6-4 6-2.
No head-to-head Nieminen lidera por 3-1, sempre em pisos rápidos.
Nieminen, conhecido como o “Finlandês Voador”, é um tenista com bastante qualidade técnica e que imprime sempre muito ritmo aos seus jogos. Bom serviço e boa capacidade de aceleração com a sua esquerda.
Phau, é já um “veterano” do circuito ATP. Estilo de jogo bastante sóbrio, ascente num serviço bastante razoável e uma boa ocupação do court.
Phau é um tenista que, apesar de não ter nenhuma grande arma, é bastante certinho e sempre chato de defrontar, no entanto acredito que maior capacidade atlética de Nieminen possa fazer a diferença.
Nieminen vem de uma desistência em Brisbane onde sentiu algumas dificuldades físicas, no entanto este tipo de situações é “normal” nos inícios de época, pelo que não me parece relevante. Antes disso, tinha batido Benneteau, um adversário complicadíssimo em pisos rápidos.
E se Nieminen vem de uma boa prestação, Phau chega também aqui bastante rodado dos Qualifyings onde, em três jogos frente a adversários acessíveis, não cedeu um único set.
Esta maior rotina de jogo aqui nos pisos de Sydney de Phau poderá ser um factor a seu favor, perante Nieminen que fará aqui apenas o seu terceiro jogo da época e vem de uma desistência, mas se Nieminen conseguir “entrar” no jogo e jogar o que sabe, então tem caminho aberto para a vitória. Nieminen é muito mais explosivo, muito mais agressivo e apresenta mais recursos técnicos do que Phau, pelo que tem claras condições para triunfar.