Nieminen, finlandês de 31 anos, é o actual Nº 41 no Ranking ATP. Vem de Brisbane onde venceu Benneteau e perdeu com Dolgopolov. Neste torneio venceu na primeira ronda Phau por 6-0 6-1.
Simon, francês de 28 anos, é o actual Nº 16 no Ranking ATP. Vem de Brisbane onde venceu Falla por 7-6 7-6 e perdeu com Baghdatis por 3-6 4-6.
No head-to-head estão empatados 2-2, com 2-1 para Nieminen em pisos rápidos.
Nieminen é um tenista com um estilo de jogo que me agrada particularmente. Não tem muita potência, mas consegue acelerar bastante as pancadas, sendo sempre muito pressionante.
Quanto a Simon, é um tenista talentoso que dá clara preferência às trocas de bola e que só ataca pela certa.
Na teoria, Simon, até pelo seu currículo, tem de ser considerado o favorito à vitória, no entanto não acredito que tenha tarefa nada fácil e Nieminen tem aqui boas hipóteses de vencer.
Nieminen está num excelente momento, o “Finlandês Voador” vem de um bom torneio em Brisbane onde bateu o sempre complicado Beneteau, sendo depois “obrigado” a desistir frente a Dolgopolov e na primeira ronda deste torneio aqui em Sydney voltou a estar imparável, dando um verdadeiro “amasso” a Phau, batendo-o por um concludente 6-0 6-1.
Nieminen, tem estado com o serviço abstante afinado e fisicamente parece-me bastante bem para esta fase da época e tem conseguido variar imenso o jogo, ora ficando atrás a trocar bolas, ora indo à rede concluir o ponto.
Do outro lado teremos Simon, o eterno “passa-bolas” que apesar de não aparentar, fisicamente é um tenista possante e que aguenta jogos bastante prolongados e trocas de bola bastante intensas.
Ainda assim, neste início de temporada, Simon não me parece naturalmente com a fescura habitual e isso viu-se em Brisbane onde Baghdatis, com bons primeiros serviços, deu cabo do francês.
Portanto, se Nieminen mantiver o nível das exibições com que nos tem patenteado neste início de época, conseguirá com certeza, na pior das hipóteses, equilibrar o jogo.
Nieminen é bastante virtuoso, varia bem o jogo e um Simon mais agarrado à linha de fundo do court e que, fisicamente, não me parece ainda perfeito, em vésperas de um Australian Open, acredito que este torneio signifique muito mais para Nieminen que defende aqui inclusivamente o título de 2012.