Encontro dos quartos de final do ATP de Montpellier onde o finlandês actual 67º classificado do ranking Jarkko Nieminen defronta o ucraniano 105º da hierarquia mundial Sergiy Stakhovsky.
Stakhovsky, o ucraniano de 27 anos não tem estado em grande forma nos últimos tempos e regressa aos quartos de final de um torneio ATP, algo que apenas conseguiu uma vez a temporada passada em Estocolmo e antes disso havia sido em Agosto de 2011 no torneio de Winston-Salem.
É um tenista que gosta de jogar em Indoor e com um estilo de jogo muito ofensivo gostando muito de vir para a rede e que utiliza muito a esquerda em slice e também o drop shot.
No fundo do court é um pouco mais limitado, opta por bater na bola muito chapado o que lhe reduz a margem de segurança e resulta em muitos erros directos. Esta semana venceu até ao momento Paul-Henri Mathieu por 6 – 4 6 – 4 e Tatsuma Ito por 6 – 7 6 – 4 7 – 6.
Nieminen, o finlandês de 31 anos tem feito início de temporada interessante com destaque para os quartos de final em Sydney, fase que conseguiu igualar aqui em Montpellier.
É um jogador que gosta muito de jogar em Indoor conseguindo apanhar a bola muito cedo o que é extremamente importante nestas condições de jogo e movimenta-se muito bem na linha de fundo tendo um jogo de pés muito bom.
Outro aspecto que saliento no ténis de Nieminen é a sua resposta ao serviço onde aproveita muito bem a velocidade de bola para contra atacar com bolas profundas e que complicam muito a devolução aos adversários que ainda estão a sair do movimento de serviço.
Esta semana em Montpellier o finlandês venceu até ao momento Florent Serra por 6 – 3 6 – 2 e na 2ª ronda um excelente triunfo diante de Nikolay Davydenko por 6 – 3 7 – 6
h2h: 3-1 para Nieminen
Conclusão: Curiosamente os quatro confrontos anteriores foram em terra batida e este será portanto o primeiro embate nestas condições de jogo.
Stakhovsky é um jogador que varia muito mais o jogo e gosta de chamar os adversários para a rede, no entanto terá pela frente um tenista que se movimenta de forma exímia em Indoor e consegue deslocar-se muito rapidamente.
No fundo do court a vantagem é toda para Nieminen que é muito mais sólido e irá explorar ao máximo a esquerda de Stakhovsky que quando pressionada tende a ceder.
Assim sendo espero um bom jogo de Nieminen a usar e abusar da sua direita de esquerdino cruzada para a esquerda de Stakhovsky para conseguir uma bola curta onde matará o ponto. A minha aposta é assim para Nieminen vencer esta partida.