Jerzy Janowicz é um tenista polaco de 23 anos, atual número 52 do ranking ATP.
Apesar de ser bastante jovem já conseguiu muita coisa, sendo que no ano passado estava na 14ª posição e já venceu 4 títulos, mas estes já datam de 2012.
Tecnicamente, este “gigante” é dotado de um grande serviço, muito agressivo e é um jogador de pancadas muito fortes.
Os grandes problemas são ser fraco mentalmente e cometer muitos erros e por isso acaba por ser um jogador muito bipolar.
Começou por vencer Berlocq por 2-0, venceu João Sousa por 2-1, num jogo cheio de peripécias em que sinceramente não vi o jogo mas li no jornal do dia seguinte que o português estava a servir para fechar com 5-4 no 3º set e jogou uma bola fora mas que Jerzy respondeu.
As regras ditam que o ponto seria dado ao vimaranense mas o polaco começou uma acesa discussão, chegando a admitir que tinha jogado e que o ponto devia ser de Sousa mas que não o daria, tendo chegado mesmo a empurrar o seu oponente.
O árbitro, erradamente, daria o ponto ao polaco que acabaria por ganhar esse jogo e vencer em tie-break…
Venceu depois Roger-Vasselin por 2-1 e mais recentemente teve muito bem a vencer David Goffin por 6-4 e 6-2.
Chega aqui com 8-7 nos últimos 12 meses e 29-25 na carreira.
Sam Querrey é um tenista norte-americano de 26 anos, número 56, sendo que em 2011 esteve no 17º lugar.
Tem 11 títulos mas já não vence desde Julho de 2012, onde venceu inclusive um ATP, o de Los Angeles frente a Richard Berankis.
As vantagens de Querrey acabam por ser parecidas com a do seu adversário, é um jogador alto e com um serviço potente, joga agressivo e de forma ofensiva mas Sam é um jogador que adora o apoio do público e hoje vai o ter, está no seu país e a apenas 1 vitória de atingir uma final num torneio que pode muito bem vencer.
Os seus defeitos é ser um jogador que não consegue ser defensivo e que não se adapta bem a estes adversários e é um pouco mentalmente frágil, é como digo, um adversário muito parecido a Jerzy, tanto pelas estatísticas são neste momento top60 mas já foram top20 mas também pelas suas vantagens e desvantagens.
Venceu o espanhol Pere Riba por 2-0, Steve Johnson por 2-0, Kevin Anderson por 2-0 e nesta madrugada Guillermo Garcia Lopez depois de ter perdido o 1º set.
Tem 16-13 nos últimos 12 meses e 179-118 na carreira.
São 2 jogadores muito parecidos, mas Querrey já mostrou frente a adversários com um serviço poderoso como Steve Johnson e Kevin Anderson que está a jogar muito bem.
O fator casa é outra vantagem e acho que Sam ganha.
PALPITE Jerzy Janowicz vs Sam Querrey – Winston-Salem |
|
Sam Querrey |
|