Sousa, português de 23 anos, é o actual Nº 100 no Ranking ATP.
Vem de Sydney onde venceu Rufin por 6-2 6-1, Feeney por 6-4 3-6 6-2, Smith por 6-2 3-6 6-2 e perdeu com Mayer por 1-6 2-6.
Smith, australiano de 23 anos, é o actual Nº 245 no Ranking ATP.
Vem também de Sydney onde venceu Ede por 6-2 7-6, Maurer por 6-2 7-5 e perdeu com Sousa por 2-6 6-3 2-6.
No head-to-head Sousa lidera por 1-0, tendo vencido na semana passada em Sydney, em Hard-Court, pot 6-2 3-6 6-2.
Sousa é um tenista ao estilo luso, extremamente aguerrido, muito agressivo mas com alguma falta de potência.
Quanto a Smith, é o tenista típico dos pisos rápidos. Jogo muito directo e apoiado num serviço bastante potente.
No plano teórico, SMith tem um jogo muito mais indicado para os pisos rápidos, no entanto acredito que Sousa reuna mais condições para triunfar.
O jogo de Smith é bastante básico e fácil de compreender, é servir bastante forte e espancar a bola até mais não, tudo o que for fora disto se torna complicado, até porque tecnicamente não é tão evoluído quanto isso e Sousa tem tudo para explorar esse factor.
É certo que se Smith servir em grande nível, Sousa terá dificuldades, mas num encontro disputado à melhor de 5 sets, não acredito que o australiano mantenha elevadas taxas de primeiro serviços e de ases elevadas e aí Sousa terá então várias oportunidades para quebrar o seu serviço.
Sempre que Sousa conseguir manter a bola em jogo, leva clara vantagem, é mais forte nas trocas de bola, movimenta-se bastante melhor e responde também melhor. E acredito que Sousa opte por este estilo de jogo, sempre focado em manter a bola em jogo e provocar erros ao seu adversário.
Além disto, convém referir que se defrontaram na semana passada e Sousa soube levar a melhor, algo que prevejo que volte a acontecer neste encontro.