Dono de uma excelente campanha na última temporada, está na hora de o Joinville procurar vôos mais altos e sonhar com a promoção para a próxima edição da Série A.
Prosseguem com um excelente rendimento quando têm o “mando de campo” em 2013, mesmo não tendo chegado à fase final do Campeonato Catarinense, ficando pelo 6.º lugar num total de 10 equipas. Na Copa do Brasil, não tiveram a melhor das sortes e mesmo assim venderam muito cara a eliminação ao histórico Santos. Finalmente na Série B, estrearam-se da melhor forma e com um excelente resultado na jornada inaugural, perante os seus adeptos, contra o Bragantino: 3-0. Na segunda jornada, defrontaram um oponente bastante mais incómodo e acabaram mesmo por perder fora com o Atlético Goianiense, por 2-1.
Para esta partida com a ASA, o treinador Arturzinho não poderá contar com o suspenso Ronaldo, nem com Kim e Eduardo Pacheco, ainda à procura da melhor forma física. Depois da derrota na última jornada, a equipa está obrigada a ganhar perante os seus adeptos, onde têm tido um excelente desempenho nos últimos meses. Quem o refere é mesmo o técnico:
“Temos um bom elenco. Tenho certeza de que quem entrar vai dar conta do recado. Acabamos tropeçando na rodada passada e, agora, precisamos de um bom resultado diante da nossa torcida”, disse o técnico Arturzinho.
A ASA conquistou com muito custo a manutenção na última temporada e, sinceramente, não espero que consigam muito melhor esta época. Até aqui não fizeram uma má temporada. Terminaram a participação no Campeonato Alagoano nas meias-finais do mesmo, ao serem eliminados pelo CSA. Depois disso, após a marcação de grandes penalidades, conseguiram a qualificação na Copa do Brasil, chutando para fora da competição o forte Ceará. Na estreia na Série B brasileira, a equipa da ASA não foi além de um empate no terreno do Paysandu (1-1), tendo sido mesmo derrotada de forma pesada (3-0) pelo Palmeiras, no seu estádio, na última quarta-feira.
Para além do mau momento e da fraca moral com que isso deixa a equipa, o técnico Ricardo Silva também não poderá contar com o médio Didira e o atacante Léo Gamalho, ambos a contas com lesões. Mas nem tudo são más notícias. Depois de ter cumprido suspensão automática na jornada anterior, o médio Jorginho está de regresso à equipa.
Duelo desigual entre um Joinville muito forte, principalmente a actuar em casa, e à procura de fazer esquecer a derrota sofrida na última jornada diante do Atlético Goianiense e uma ASA que luta pela manutenção, não teve o arranque que desejaria nesta Série B e vem de uma goleada de 3-0 sofrida diante do seu público contra o poderoso Palmeiras. Para além de ser uma equipa que geralmente sente dificuldades nas deslocações que faz, a ASA não conta com peças importantes na construção da equipa para este jogo.
Isso são tudo factores que, na minha opinião, poderão pesar contra si numa deslocação complicada como é esta até Santa Catarina. O Joinville é uma equipa forte, no primeiro jogo em casa bateu o Bragantino por 3-0 e depois da derrota fora da última ronda contra uma das equipas mais difíceis deste campeonato estão mais que obrigados a conquistar todos os pontos, até porque estão perante um oponente com objectivos inferiores.