Mostrando ser uma das equipas mais fortes no arranque desta Série B até ao momento e procurando um triunfo que mantenha a distância para o Chapecoense na liderança depois destes terem ido ganhar ao campo do ASA na inauguração da jornada, o Joinville chega a este regresso à competição no 2.º lugar da classificação, com 15 pontos.
O único desaire aconteceu na deslocação ao reduto do Atlético Goianiense (2-1), mas depois disso o Joinville deu uma resposta mais do que à altura, ganhando tudo o que enfrentou pela frente: ASA (2-0), América Natal (3-1), Avaí (2-0) e Guaratinguetá (3-1). É curioso notar que juntando o primeiro triunfo no campeonato, contra o Bragantino (3-0), todas as vitórias do Joinville até aqui aconteceram com bastantes golos marcados e sempre por mais de um golo de diferença. Em casa, já defrontaram Bragantino, ASA e América-RN, ganharam sempre, mas este Sport parece-me mais difícil do que qualquer outra das equipas que acabei de referir.
O Sport Recife desceu na última época para esta Série B e procura o regresso ao primeiro escalão do futebol Brasileiro o mais rápido possível, precisando para isso de melhorar o que conseguiu fazer até aqui neste campeonato.
Com 6 jogos disputados, somam 9 pontos, ocupam o 8.º lugar e um triunfo, além de aumentar a confiança da equipa e dos próprios adeptos, faria a equipa aproximar-se bastante do G4. Ainda não empataram qualquer jogo e antes da pausa depois de terem batido Guaratinguetá (4-1) e Palmeiras (1-0), o Sport voltou a falhar, perdendo de forma muito surpreendente na recepção ao Bragantino (2-0). Em três deslocações, perderam com o Icasa e o Figueirense e bateram o Guaratinguetá.
Jogo interessantíssimo de se assistir. Uma das melhores equipas da Série B e certamente a melhor nos jogos caseiros até ao momento, o Joinville, recebe uma equipa com potencial para fazer bastante mais do que demonstrou até aqui, mas desmoralizada pela última derrota contra o Bragantino e logo diante dos seus adeptos.
É certo que isso já aconteceu há quase um mês, mas esse resultado ainda está bastante presente nas pessoas que rodeiam o Sport. Como tal, o clube do Recife não pode procurar outro resultado que não o triunfo, sendo que em casa o Joinville é fortíssimo e costuma mandar muito bem no jogo, criando muitas oportunidades de golo e chegando com facilidade à área contrária. O Sport tem-se mostrado bem no ataque mas permeável na defesa e se a lógica imperar nesta partida e não existir um desacerto fora do normal na hora da finalização, acredito que seja jogo para 2-2, 3-1 ou até mais golos.