Usando e abusando do fator casa, o JEC conta mais uma vez com sua torcida para encarar um inimigo indigesto, o Sport, que não perde do time de Joinville há 27 anos.
O Joinville começou bem o Brasileirão da Série B, assim como fez no ano passado. A meta é conseguir manter o fôlego até o final da disputa, sem deixar que a vaga para a divisão de elite do Brasil escape de si novamente.
O time está na 2ª posição com 15 pontos, um a menos que a Chapecoense, tendo também o 2º melhor ataque e 2ª melhor defesa do campeonato.
O tabu citado no início do texto faz referência a última vitória do JEC sobre o Sport, em 1985, mas foram apenas mais cinco confrontos entre eles desde então. O Sport venceu todos.
O Sport é um daqueles times bumerangue: vai e volta da Série A à Série B. Outros times assim são o América de Natal, o Avaí, o Goiás e o Coritiba.
O Leão da Ilha do Retiro faz uma campanha apenas mediana, estando na oitava posição do campeonato com 9 pontos ganhos e com uma das defesas mais vazadas do campeonato, mas sonhando em manter o tabu de 27 anos.
História é bonita de ser contada, não é algo que entre em campo. Mesmo com todo o equilíbrio entre os times o Joinville é fatal em sua casa e o Sport deve ser mais um a sucumbir a essa força.