Julio Cesar Campozano é um tenista equatoriano de 27 anos que ocupa o 212º lugar do ranking ATP. Jogando em casa, faz aqui a sua quarta participação consecutiva neste torneio, sendo que em 2010 e 2012 ficou pela primeira ronda e, em 2011, pelos oitavos de final. É um jogador que se tem dividido pelas competições de terra batida e de pisos duros, sendo que na terra batida tem um registo de carreira de 146/106 e de 6/4 no presente ano. Em 2013 o melhor que conseguiu foi chegar aos quartos de final do Challenger de São Paulo, tendo ainda participado nas qualificações do Open da Austrália e dos ATPs de Vina del Mar, São Paulo e Buenos Aires, tendo sido em todos eles eliminado nas qualificações. Conseguiu ainda chegar aos oitavos de final do Challenger de Bucaramanga e, neste Challenger de Salinas, chega a estes quartos de final depois de eliminar o compatriota Diego Hidalgo (882º) que se retirou quando Campozano vencia por 7-6 3-0 e o chileno Gonzalo Lama (754º) por 6-3 6-3. Julio Cesar Campozano nunca conquistou qualquer título.
Por seu lado, Joao Souza é um tenista brasileiro de 24 anos que segue na 132ª posição do ranking ATP. Faz aqui a sua 4ª participação neste torneio, depois de em 2009 ter chegado aos oitavos de final, em 2010 aos quartos e em 2011 na primeira ronda. O seu piso preferencial é, claramente, a terra batida, onde tem um registo de carreira de 245/164, 7/3 em 2013. Neste ano, chegou às meias-finais do Challenger de São Paulo, aos oitavos de final do Challenger de Bucaramanga, foi eliminado na primeira ronda de qualificações do ATP de Vina del Mar, chegou aos oitavos de final do ATP de São Paulo (onde foi eliminado por aquele que viria a vencer a competição, o espanhol Rafael Nadal, por 3-6 4-6) e, neste Challenger de Salinas, eliminou o compatriota Guilhermo Clezar (211º) por 6-1 6-4 e eliminou o argentino Marco Trungelliti (190º) pelo mesmo resultado. Joao Souza tem já no seu currículo 5 Challengers conquistados.
Estes jogadores defrontaram-se por uma vez, em 2011, no Challenger de Pereira, tendo Joao Souza vencido por duplo 6-4.
CONCLUSÃO
Julio Cesar Campozano é um tenista mediano, que nem no circuito Challenger consegue grandes resultados. Neste Challenger de Salinas chegou a estes quartos de final depois de defrontar adversários fracos, e muito provavelmente motivado pelo público, que puxará por ele visto ele estar a jogar em casa. Joao Souza, apesar de mais novo, é já mais experiente neste circuito e tem mais conquistas e melhores resultados. Eliminou, “sem espinhas”, dois jogadores bem mais complicados que aqueles que Campozano teve de enfrentar e, por isso, é sobre ele que recai a minha aposta para vencer esta partida.