Melzer, austríaco de 31 anos, é o actual Nº 27 no Ranking ATP.
Vem de Memphis onde perdeu no primeiro encontro com Sijsling por 4-6 6-7.
Sousa, português de 23 anos, é o actual Nº 89 no Ranking ATP.
Vem de Buenos Aires onde perdeu no primeiro encontro com Delbonis por 1-6 4-6.
Nunca se defrontaram entre si até ao momento.
Melzer é daqueles que tem imensa qualidade, imenso potencial para ir mais além, mas que é extremamente inconsistente e capaz do 8 e 80 num abrir e fechar de olhos.
Quanto a Sousa, é o tenista português melhor cotado da atualidade e tem na Terra-Batida a sua “praia” onde compensa alguma falta de potência com bastante luta e entrega.
Melzer, apesar de não estar a viver uma fase particularmente brilhante na sua carreira, é claramente um tenista de outro patamar que não João Sousa. Sousa tem muito potencial, tem uma capacidade tremenda de devolução de bolas e um jogo defensivo algo consistente, mas Melzer já anda nisto à muitos anos e tem muito mais maturidade tenística e neste tipo de encontros este “calo” e matreirice normalmente fazem-se notar.
Melzer é um tenista que serve bem, que tem pancadas bastante agressivas e que na rede se safa bem, contrariamente a Sousa que é um tenista do fundo do court, onde gosta de estar a trocar bolas e a desgastar os oponentes.
Acredito que Sousa dê luta, pois isso faz claramente parte do seu jogo, seja ele frente a que adversário for, mas nos pequenos pormenores Melzer irá com certeza superioizar-se, sobretudo no ataque ao serviço mais maleável de Sousa.