O grande destaque da 34.ª e última jornada da Serie A italiana vai precisamente para o seu último jogo, onde a Juventus recebeu e venceu a Lazio, por 2-1, acabando por ficar a apenas quatro pontos de revalidar o título de campeã italiana, o que até poderá acontecer já na próxima quinta-feira, em Udine.
VINGANÇA COM “CHEQUE-MATE”
Depois de perder nos dois jogos anteriores de 2019/20 contra a Lazio – sendo que a derrota em dezembro do ano passado, em Riyadh, na Arábia Saudita, até permitiu à formação romana conquistar a Supertaça de Itália –, a Juventus finalmente serviu a vingança. E num prato frio.
Além de deixarem a ‘Vecchia Signora’ muito perto do 36.º campeonato da sua história, os três pontos afastaram definitivamente a Lazio da luta pelo título.
E isto num jogo que sucedeu a três partidas consecutivas da Juventus sem ganhar, onde a imprensa apontava a pressão máxima sob Maurizio Sarri.
“BIS” DE RONALDO E MÃO NO TÍTULO
No primeiro tempo, foi a Juventus a tentar entrar melhor e a criar mesmo a primeira situação de perigo. Na sequência de uma bola parada, foi o brasileiro Alex Sandro a atirar, de cabeça, à trave e a ameaçar o 1-0.
De seguida, Rabiot testou a atenção de Strakosha, após uma incursão impressionante do francês desde o meio-campo até à grande área contrária, e obrigou o guarda-redes albanês a uma intervenção de recurso.
Na resposta, a Lazio poderia ter aberto o marcador, mas um bom remate de meia distância de Ciro Immobile acabou por ver a bola esbarrar no poste esquerdo da baliza de Szczesny. O intervalo chegou com o 0-0 a persistir, após duas bolas na trave, uma para cada lado.
As equipas voltaram do balneário para a segunda parte com vontade de fazer o que não tinham conseguido no primeiro tempo: marcar. Foram precisos apenas seis minutos para Cristiano Ronaldo (51’) converter com sucesso uma grande penalidade, após mão na bola de Bastos no limite da grande área, e deixar a Juventus em vantagem.
Apenas três minutos depois, Paulo Dybala recuperou uma bola a meio-campo, com a equipa da Lazio toda projetada no ataque.
O craque argentino apenas teve de conduzir sem oposição até à área contrária, onde assistiu para Ronaldo encostar e chegar ao bis. O hat-trick poderia ter chegado pouco depois, mas o português cabeceou à trave.
Na reta final da partida, uma falta de Bonucci sob Ciro Immobile dentro da grande área da Juventus resultou em grande penalidade favorável à Lazio, que viu o ponta-de-lança italiano chegar ao seu 30.º golo na Serie A e reacender a esperança na luta pelo resultado. Milinkovic-Savic ainda ameaçou o golo do empate, na cobrança de um livre direto, que viu Szczesny responder com segurança e concentração.
Com esta vitória, a Juventus chegou aos 80 pontos na liderança da tabela classificativa da Serie A, onde segue com oito de vantagem sobre o Inter, ou seja, está a quatro pontos de conquistar o título.
Caso a equipa de Antonio Conte tropece na receção da próxima quarta-feira à Fiorentina e a Juventus vença, na quinta-feira, a Udinese, ficará já apurado o campeão italiano.
CORRIDA À UEFA QUASE DEFINIDA
Com Juventus, Inter e Atalanta matematicamente apurados para a Liga dos Campeões e a Lazio a dois pontos de o conseguir, o top-4 da classificação da Serie A está praticamente definido.
Na luta pela Liga Europa, AS Roma e AC Milan perfilam-se como os principais candidatos, dado que o Nápoles (6.º classificado) já tem o passaporte para os play-offs após a conquista da Taça de Itália.
Quer isto dizer o que o 7.º classificado terá direito a uma vaga, numa altura em que o AC Milan (7.º) tem uma vantagem de oito pontos sobre o Sassuolo.
As duas equipas, aliás, encontram-se esta noite, na segunda partida da 35.ª jornada. Um jogo onde a equipa de De Zerbi dará tudo para reduzir a distância e ainda sonhar com a UEFA, pelo que espero uma partida bem agradável, onde valerá a pena investir no mercado de mais de 3 golos, oferecido a 1.54 pela ESC Online, que oferece um sistema de “opti-odds” na opção por apostas múltiplas ou combinadas.
SPAL DESPROMOVIDA, LECCE AINDA SONHA
No fundo da classificação, esta última jornada da Serie A trouxe a primeira confirmação matemática no que se refere às descidas à Serie B. A SPAL não resistiu à derrota com o Brescia (2-1), que, apesar do triunfo, também não viu a sua situação melhorar, em virtude da vitória do Génova contra a Lecce (2-1).
Uma jornada onde os últimos quatro últimos classificados se encontraram, tendo a sorte maior saído ao Génova, que venceu a Lecce e aumentou para quatro os pontos de vantagem acima da linha de água.
A quatro jornadas do fim, o Brescia tem uma situação extremamente complicada com que lidar (nove pontos para recuperar em 12 possíveis), ao passo que a Lecce ainda não atirou a toalha ao chão (29 pontos, contra os 33 do Génova).
Torino, Udinese e Parma, nos 16.º, 15.º e 14.º lugares, respetivamente, ainda não confirmaram matematicamente a manutenção, mas para lá caminham de forma segura.
FUMO BRANCO NA RONDA 35?
Como referi anteriormente, a Juventus poderá sagrar-se campeã na próxima quinta-feira, precisando para isso que o Inter não vença a Fiorentina, no dia anterior. A equipa de Florença (6.66 para vencer, 4.94 o Empate) não terá vida fácil para superar o favoritismo do Inter (1.43 na ESC Online).
Na deslocação à Dacia Arena, casa da Udinese (5.21 para ganhar), a Juventus conta com um favoritismo (1.65) que parece valer o investimento, depois de renovado o moral após o triunfo no “clássico” com a Lazio.
A jornada 35, ainda assim, tem início agendado para o dia de hoje, com a receção da Atalanta ao Bologna.
Depois do empate em Verona, a equipa de Gian Piero Gasperini recebe o 10.º classificado, que tem o seu campeonato feito e que encaixou, na última jornada, 5-1 do AC Milan. Espero uma boa resposta da Atalanta, pelo que olho com valor para o handicap (-1.5) com odds de 1.65 (ESC Online).