Um dos encontros do dia da 29º jornada da J-League irá opor o Kashiwa Reysol frente ao Gamba Osaka.
O Kashiwa Reysol venceu o Kashima Antlers por 3-2 fora no último jogo. Foi um jogo deveras surpreendente, já que o Kashiwa já não vencia fora há mais de 10 jogos, e quebrou esse padrão logo frente ao 3ºclassificado. A equipa ainda ficou reduzida a 10 unidades com a expulsão de Suzuki (defesa titular, estará suspenso para este jogo) quando estava 2-2, mas num contra-golpe já perto dos 90 conseguiram resgatar a vitória.
Este resultado fez com que o Kashiwa voltasse a acreditar na possibilidade de qualificação para a ACL Champions League, mas será muito difícil e dependem de terceiros. Com a notícia da ida de Nelsinho para o Vissel Kobe no próximo ano e já estando eliminados da Taças, pouco mais há a fazer nesta época.
A verdade é que o Kashiwa Reysol é fortíssimo em casa, e os dados estatísticos não enganam: 14 jogos, apenas 1 derrota. São 11 jogos consecutivos sem perder em casa! De facto, impressionante. Poderia assumir-se de imediato que o valor está todo do Kashiwa Reysol, que nem são favoritos para este jogo, mas o oponente não é um adversário qualquer, e tem um recorde fora impressionante nos últimos tempos.
O Gamba Osaka é a equipa do momento na J-League. Em Maio, estavam na zona de descida, e agora estão a 4 pontos do primeiro classificado. Estão nas meias-finais da Taça do Japão, e na final da Nabisco Cup (Taça da Liga). 7 vitórias consecutivas para o campeonato, e desde Julho, quando começaram com esta cavalgada impressionante, nunca perderam um jogo fora, contabilizando 6 vitórias e 1 empate. E várias dessas vitórias foram frente a equipa que eu considero mais fortes que o Kashiwa Reysol (Kashima Antlers, Sanfrecce Hiroshima).
Certamente, são a equipa mais equilibrada desta J-League. Podia fazer a comparação com o Urawa Reds, mas são acima da média em termos defensivos para uma J-League (bom GR, uma linha defensiva minimamente estável), têm um meio-campo fortíssimo liderado por Konno e Endo, e depois o melhor ataque da competição com destaque para Patric, Abe e a estrela Takashi Usami. Para este jogo, o Gamba Osaka terá em Konno (médio defensivo, titular indiscutível) um regresso importante. Konno fez muita falta frente ao Kawasaki Frontale, verificou-se um meio-campo menos aguerrido e capaz de contrair investidas atacantes do adversário.
De referir igualmente o H2H. Apesar do Kashiwa ser fraco na condição fora, uma das suas poucas vitórias fora foi frente ao Gamba Osaka, nas primeiras jornadas da J-League (2-1). Contudo, isso agora pouco importa. Os momentos das equipas são completamente diferentes. Desde então, o Kashiwa continuou com a sua tremenda incosistência de resultados e o Gamba Osaka melhorou exponencialmente em todos os aspectos. O Gamba Osaka luta pelo título, tem possibilidades de lá chegar, enquanto que o Kashiwa Reysol poucos ou nenhuns objectivos tem até ao final da temporada.
Acredito que será um jogo com golos, mas onde a identidade e a vontade de gannhar do Gamba Osaka virá ao de cima. Sim, é verdade que o Gamba Osaka está a começar a demonstrar sinais de nervosimo típicos de uma fase final da J-League, e a qualquer momento podem ceder uma derrota inesperada, mas julgo que ainda não será neste jogo.
A vitória é fulcral caso ainda queram apanhar os Urawa Reds na frente da classificação, e sempre que foi previsto que o Gamba Osaka iria claudicar, essa mesma previsão acabou refutada. Porque este Kashiwa é forte ofensivamente, tem um bom factor casa, mas não costumam entrar bem nos jogos. Se o Gamba Osaka estiver a carburar bem ofensivamente e entrar a todo o gás, até podem obter uma vitória bem mais tranquila do que o esperado.