Krasnodar:
Não estando entre os candidatos ao título e entre as formações “de Champions”, o Krasnodar é já uma das equipas mais temidas no campeonato Russo e pretende vir à Liga Europa mostrar de que força é feito.
Ainda só se passaram 2 jornadas, os russos somaram 2 empates e têm por isso o mesmo número de pontos, em igualdade com o Lille, mas menos 2 para o Everton. Os jogos já realizados na competição foram ambos empates de 1-1, primeiro em França com o Lille e no início de outubro em casa com os ingleses.
No passado sábado, um belo resultado diante do líder e fortíssimo Zenit: empate de 2-2 e o Krasnodar chegou mesmo a estar a ganhar por 2-0 ainda na primeira parte.
Na próxima segunda-feira, defrontam o Terek Grozny, prosseguindo uma série de seis (!) jogos consecutivos a jogar perante os seus adeptos.
Wolfsburg:
Tem-se afirmado na Bundesliga alemã um pouco como o Krasnodar o tem feito na Rússia.
É um candidato às competições europeias, contando com jogadores de enorme qualidade no seu plantel, pelo que têm condições para chatear os «grandes» do futebol alemão sem ser propriamente uma surpresa.
Na Liga Europa, estão em 4.º e último lugar do grupo H, com apenas 1 ponto, fruto de um registo constituído por uma goleada extremamente injusta em Inglaterra com o Everton (1-4) e um empate caseiro com o Lille (1-1) na última ronda.
No regresso à competição após a paragem do campeonato, ganharam no difícil terreno do Friburgo (2-1), pelo que a moral está em bom estado.
No próximo domingo, recebem o Mainz 05 num jogo que se prevê complicado.
Prognóstico:
Dizer desde logo que este grupo H previa-se bastante equilibrado e, ao fim de 2 jornadas, a ideia mantém-se, com tudo absolutamente em aberto. As coisas poderão começar a definir-se nesta terceira ronda, especialmente para o Wolfsburg, que tem apenas 1 ponto até agora. Uma derrota aqui na Rússia colocaria a equipa numa situação delicada, mas um triunfo também a poderia atirar para uma das duas primeiras posições.
Jogando em casa, espero um Krasnodar à procura de mandar no jogo, até porque tem condições para o fazer, independentemente da qualidade dos alemães – jogar em solo russo é complicado para qualquer oponente, desde logo, e o Krasnodar já provou que não é uma equipa qualquer (como as próprias odds do 1X2 demonstram).
Deste modo, espero duas equipas a jogar sem grandes receios e à procura dos 3 pontos e com qualidade suficiente para fazer golos ao adversário.