O Las Palmas é neste momento o 6º classificado com 54 pontos conquistados em 33 jogos disputados, com um histórico de 15 vitórias, 9 empates e 9 derrotas, com um saldo de 53 golos marcados e 44 sofridos. Em casa, a equipa conta com 17 jogos disputados, tendo conquistado 9 vitórias, 5 empates e 3 derrotas, com um saldo de 31 golos marcados e 17 sofridos.
O Las Palmas luta pela subida de divisão, mas ocupa o último lugar que permite o acesso ao play-off, com 5 pontos de vantagem perante o 7º classificado. Por sua vez, em caso de vitória hoje poderá ultrapassar o Alcorcón e igualar o Girona e o Villarreal.
A equipa vai para este encontro na máxima força, uma vez que não apresenta qualquer baixa, e joga em casa. No último jogo em casa, o Las Palmas sofreu uma derrota por 0 – 1 frente ao Guadalajara, mas vem de uma vitória motivante frente ao Ponferradina por 0 – 1.
O Hércules ocupa neste momento o 20º lugar no campeonato, com 34 pontos conquistados em 33 jogos disputados, com um histórico de 8 vitórias, 10 empates e 15 derrotas, com um saldo de 34 golos marcados e 44 sofridos. Fora de casa, a equipa disputou 16 jogos, tendo conquistado 3 vitórias, 5 empates e 8 derrotas com um saldo de 12 golos marcados e 17 sofridos.
O Hércules teve um inicio de temporada muito complicado, e luta agora por se manter na Segunda Divisão, mas está complicado sair dos últimos lugares, ainda assim esse objectivo parece mais possível, uma vez que a equipa está com 1 ponto de desvantagem do Mirandés, Murcia e Racing.
O Hércules não pode contar com o Guarda-Redes Juan Carlos, os defesas Peña e Sergio Diaz, os médios Edu, Nacho González e Gilvan Gomes. O avançado Javito também será ausência.
São duas equipas distintas, com realidades diferentes, e creio que o Las Palmas tenha de ser considerado favorito, pois tem um melhor futebol, vem na máxima força e joga em casa, a equipa tem ganho grande confiança e o Hércules é uma equipa com imensas dificuldades para criar jogadas de perigo.