Depois da recente promovida à Bundesliga, o Leipezig, e após ter ficado em 2º lugar, pode não ir à Champions, Porquê?
A regra da Champions é bastante clara, o artigo Nº 5 que regula esta competição diz que o mesmo dono não pode ter dois clubes nesta competição milionária.
“nenhum clube participante nas competições interclubes da UEFA pode deter ou negociar títulos ou acções de outro clube participante na mesma competição”.
Como sabem o Leipezig pertence à Red Bull, o mesmo dono também tem uma equipa na Áustria que está na fase de qualificação à Champions League.
A questão agora é se a UEFA vai fazer cumprir a Lei desta competição e qual das duas irá ficar de fora. A outra questão importante é seja qual for a equipa que saia não pode disputar a Liga Europa.
Tudo porque poderia esta duas equipas cruzarem-se caso ficasse em terceiro na fase de grupos da Champions League por exemplo.
A UEFA ainda não se pronunciou sobre este assunto estando no segredo dos deuses a sua decisão. Mas na teoria a vaga poderá ser preenchida pela equipa mais bem classificada no seu campeonato nacional. Neste caso, o Red Bull Salzburgo seria a equipa que entraria na Liga Milionária.
A UEFA terá que decidir algo antes do Red Bull Salburgo entrar para disputar a pré eliminatória da Champions.
A probabilidade das duas equipas fiquem afastadas da Liga é muito pouco provável, mas já aconteceu, sobretudo quando falamos do ano de 1998 e pelas mesmas razões. Lembram-se do AEK e do Sparta de Praga, tinham como donos a empresa Eric e ambos foram afastados da Liga dos Campeões.
A pergunta que surge e que tem vindo a discussão são os nomes, já que o Red Bull Salzburgo tem a marca no nome e o Leipezig não (RB Leipezig).
A questão é simples, a Bundelsiga não permite que os clubes tenham o nome das empresas nos seus nomes. Assim a Red Bull teve que alterar o nome para RB – RasenBallsport (desporto com bola sobre o relvado)
Aguardamos desenvolvimentos e respostas da UEFA, ainda acabaram agora os campeonatos e já se se começa a discutir os próximos e sobretudo a Liga Milionária.