O Leyton Orient é 15º classificado do 3º maior campeonato de Inglaterra e vem de uma vitória, no seu estádio, frente ao Notts County, 12º classificado, que encerrou um ciclo de 4 jogos consecutivos sem ganhar que esta equipa vinha atingindo.
Em termos de registos, a jogar no seu estádio, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma 7 vitórias, um empate e 6 derrotas, o que demonstra que é no seu estádio que esta equipa mais consegue pontuar, mas que é um conjunto equilibrado, ainda que embora com algumas falhas tanto defensivamente, como ofensivamente, que empurraram esta equipa bastante para baixo na tabela classificativa.
Totalizando os golos deste conjunto, neste campeonato e até ao momento, o mesmo tem 32 golos marcados e 36 sofridos, que correspondem, respectivamente, a um dos 8ºs ataques menos eficazes e a uma das 8ªs defesas que menos golos concede.
Tacticamente, este conjunto joga num 4-4-2 clássico, que tem em Lisbie o melhor marcador da equipa, neste campeonato e até ao momento, com 9 golos marcados, ou seja, 28% do total de golos.
Em termos de ausências e regressos, Dean Cox deverá voltar ao 11 inicial, após recuperar de lesão, Nathan Clarke continua em dúvida e Kevin Lisbie está lesionado, pelo que apenas este último jogador é dado como certamente indisponível para o treinador, neste jogo.
É também de referir que Lisbie soma 17 entradas em campo e 9 golos marcados, pelo que será de esperar que a sua ausência, na frente de ataque, seja notada, neste jogo.
Onze provável do Leyton Orient: Jones, Cuthbert, Chorley, Baudry, Sawyer, Odubajo, Rowlands, James, Cox, MacDonald e Mooney
O Swindon Town é 4º classificado da League One, a 7 pontos dos 1º e 2º classificados, mas com menos 1 e 2 jogos, respectivamente, pelo que é imperativo, para esta equipa, continuar a vencer jogos, para assim, não ter que se submeter á fase de playoff, no final da presente temporada.
Em termos de registos, a jogar fora de casa, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma 6 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, o que demonstra que esta equipa tem uma boa mentalidade e abordagem perante este tipo de jogos, o que provoca um défice em relação ao registo dos jogos em casa muito curto.
Totalizando os golos deste conjunto, neste campeonato e até ao momento, o mesmo tem 49 golos marcados e 19 sofridos, que correspondem, respectivamente, a um dos 2ºs ataques mais eficazes e à defesa que menos golos concede, nesta prova. Tacticamente, este conjunto joga num 4-4-2 clássico, que tem em Matt Ritchie o melhor marcador da equipa e um dos 8ºs melhores do campeonato, até ao momento, com 10 golos marcados, ou seja, 20% do total de golos. Em termos de ausências, Danny Hollands, Miles Storey e Troy Archibald-Henville estão lesionados e não serão opções para o treinador, neste jogo, ao passo que em termos de regressos, o capitão de equipa, Alan McCormack deverá voltar ao 11 inicial, neste jogo. É também de referir que o lote de 3 jogadores indisponíveis para o treinador, neste jogo, somam 21 entradas em campo e 3 golos marcados, pelo que a ausência, sobretudo de Hollands, a meio-campo, deverá ser notada.
Onze provável do Swindon Town: *****, Ferry, Ward, Thomson, Flint, McCormack, Roberts, Miller, Ritchie, Martin e Williams
É esperada uma temperatura a rondar os 11 graus, sem possibilidades de chuva, à hora do jogo, o que, certamente, ajudará a manter o estado físico dos jogadores, de spectacularidade do jogo e de afluência de público às bancadas para ver um jogo entre duas equipas com níveis de consistência bastante diferentes, neste campeonato.
Em confronto teremos, então, o 15º classificado, contra o 4º classificado do campeonato, pelo que, desde logo, a equipa visitante assume o favoritismo para vencer esta partida.
Em termos de comparação táctica, teremos dois conjuntos a actuar no clássico 4-4-2, o que irá fornecer, aos jogadores do meio-campo, alguma estabilidade posicional, e que deixará, assim, os desiquilibrios do jogo para as componentes técnicas, de velocidade, criatividade e de eficácia ofensiva, planos estes onde a equipa visitante é bastante superior, como os registos bem indicam.
Além disso, a equipa visitante tem a defesa mais consistente deste campeonato, e principalmente com o regresso de Alan McCormack à defesa, ele que jogou a medio centro, no último jogo, será de esperar que a equipa visitante se consiga impor, até bastante facilmente, no marcador, pelo que a minha aposta recairá no mercado 1X2, pois acredito que o Swindon vive um melhor momento de forma e a equipa da casa não tem Lisbie, criando um défice ofensivo contra defesas mais consistentes, pelo que penso que a minha aposta é a mais segura, deste jogo, visto que teremos alguns jogadores do meio-campo do Swindon lesionados, que poderiam dar outro fulgor a esta equipa e permitir uma goleada.
Para completar, é também de referir que a equipa da casa vem de um jogo à 3 dias, tem um plantel muito curto, ao passo que a equipa visitante teve 10 dias de descanso, tem mais opções e, a meu ver, um estilo de jogo que o Leyton só teve, até à altura das transferências e fins de empréstimo, que prejudicaram bastante esta equipa.