Tragédia. É Como podemos resumir a Libertadores de 2014 para o futebol Brasileiro.Nesta edição da competição Atlético Paranaense, Atlético Mineiro, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio se classificaram para a competição. Nas quartas de final que começam nesta quarta feira temos apenas uma equipe brasileira remanescente: o Cruzeiro. Três brasileiros já caíram na fase de classificação. O que já seria uma das piores campanhas nacionais na história do torneio conseguiu ficar pior. As oitavas de final viram mais dois brasileiros darem adeus ao torneio inclusive o atual campeão Atlético Mineiro. Em contraposição os argentinos classificaram 3 equipes para as quartas de final. Isso torna a edição de 2014 a pior em participação de clubes brasileiros desde que o torneio assumiu o formato com 32 clubes.
E o Cruzeiro que é o campeão brasileiro e um dos melhores elencos do país vai pegar os hermanos do San Lorenzo nas quartas de final. O San Lorenzo já eliminou Botafogo na fase de grupos e o Grêmio nas quartas de final. A equipe argentina sonha com a conquista da Libertadores pois o clube em sua longa história nunca conquistou o titulo da competição. O destaque do time tem sido o meia Piatti e claro, o Papa Francisco que é um dos torcedores mais ilustres da equipe!
Já a equipe brasileira tem sido bastante irregular nesta temporada e ainda não reeditou as grandes atuações que vimos no Brasileirão do ano passado. A classificação para as oitavas de final foi dura e dependendo de outros resultados. Mesmo nas oitavas de final o time esteve eliminado quase durante todo o jogo decisivo mas acabou achando um gol e obtendo a classificação em Assunção diante do Cerro Portenho. A expectativa gerada pelo Cruzeiro é com relação ao seu grande elenco que possui reposição para quase todas as posições do time titular. Se algo der errado o técnico Marcelo Oliveira tem recursos para buscar uma reação.
O primeiro confronto entre San Lorenzo e Cruzeiro será quarta feira na Argentina e pelo que vi de ambas equipes acredito que o Cruzeiro traga pelo menos um empate do Nuevo Gasometro. O San Lorenzo tem ido muito mais baseado na raça do que com a qualidade da equipe. Na comparação o Cruzeiro tem mais armas para sair vencedor desta eliminatória com jogadores melhores e mais experientes para este momento decisivo. A não ser que tenhamos uma intervenção celestial a favor dos argentinos….
Artigo escrito por: Rodrigo Cesar – Especialista Futebol Brasileiro ApostaGanha