Embora a Lituânia ainda não tinha encantado neste Mundial, a verdade é que terminou a fase de grupos com uma só derrota (75-82 diante da Austrália) e pelo caminho conseguiu derrotar a Eslovénia (67-64).
Serve isto para dizer que, entrando na fase a eliminar, os lituanos são mais do que favoritos no embate com os neo-zelandeses.
E com maior ou menor dificuldade não vão deixar escapar esta oportunidade de chegar aos oito primeiros da classificação final.
A ausência, por lesão, do base Kalnietis tem sido uma das razões para o nível pouco brilhante das prestações dos lituanos até à data, mas cumprida a formalidade da fase inicial, agora ninguém quer saber se se joga particularmente bem ou se se vence por 20 ou 30. A única coisa que conta é ganhar.
E a Lituânia vai superar a Nova Zelândia, pese a esperada réplica da formação do Pacífico que, de facto, evoluiu consideravelmente nas últimas décadas, ao ponto de agora, por exemplo, conseguir equilibrar partidas com a vice-campeã mundial Turquia (73-76).
A Nova Zelândia vai tentar endurecer o encontro, de modo a provocar algum receio nos europeus.
Mas, mesmo que essa táctica de intimidação funcione durante alguns minutos, será sempre uma questão de tempo até a incomparável maior capacidade técnica dos lituanos contribuir para “cavar” uma diferença importante no marcador.
Dificilmente a Lituânia não ganhará de forma relativamente considerável. Marcar na casa dos 80 pontos será o normal para os bálticos, enquanto o opositor terá muitos problemas para passar dos 70.
PROGNÓSTICOS E PALPITE Lituânia vs Nova Zelândia – Mundial de Basquetebol |
|
Lituânia -5 a |
|