A equipa do Liverpool apesar de ter um historial de grande prestígio é actualmente uma equipa de pequenas ambições, mais uma vez os reds têm uma temporada para esquecer na liga inglesa e não vão além da nona posição com 36 pontos em 26 partidas, 44 tentos marcados e 34 tentos sofridos.
O Liverpool antes de perder 0-2, na visita ao Zenith, para a Liga Europa, os reds perderam 0-2 como visitados diante do WBA e empataram a duas bolas nas visitas ao Man.City e Liverpool.
A equipa do Liverpool apesar de ter centrais globalmente com qualidade, especialmente Agger, não defende bem em conjunto, com enfoque nas falhas de marcação, pressing pouco acutilante e como é clássico “a baliza” dos reds é sempre um foco de problemas.
O Liverpool tem dificuldade na construção ofensiva e acaba por ser apenas Gerrard, o único que faz a diferença no meio-campo, apesar de não ter o vigor de outro tempo, continua a ter um remate temível e boa visão de de jogo. A Henderson e Downing falta-lhes agressividade nas alas e assim o jogo dos reds vai precisar dos rasgos do Suarez para fazer estragos.
A equipa galesa do Swansea é das equipas que melhor futebol pratica no Reino da sua majestade e o Swansea aponta para um lugar nas Eurotaças, na próxima época, totalizando neste momento 37 pontos em 26 jogos, 38 tentos marcados e 29 tentos sofridos.
A equipa treinada por Laudrup goleou o QPR, por 4-1 em Gales e antes havia perdido 0-1 no terreno do West Ham e empatado sem golos no terreno do Sunderland.
Este Swansea joga muito bom futebol, não é por acaso que Laudrup era um médio de atraque de mão cheia e normalmente faz subir a produção técnica das suas equipas, como fez por exemplo, no Getafe.
O Swansea é anti-futebol inglês, no que diz respeito ao seu estilo de jogo, a equipa galesa joga em futebol apoiado, de pé para pé e com muita qualidade nas transições ofensivas, é impossível não destacar a “explosão” de Guzman, que finalmente elevou o seu jogo e é dos que mais e melhor assistem na Premier League, numa equipa que apresenta numerosas nuances ofensivas, se por um lado o avançado lateral Routhledge, rápido e irreverente ora remata na passada ora assiste Michu ou os médios que vêm de trás para a frente, por outro lado Michu é especialista em jogar de trás para a frente, entre linhas, não se dá à marcação e é um dos melhores marcadores da liga inglesa com 15 tentos. Swansea que está perto de fazer história pois é o principal candidato a vencer a League Cup.
Conclusão: Creio que o valor está todo do lado do Swansea, é uma equipa mais tecnicista e com maior qualidade de posse de bola e deve ter supremacia em termos de qualidade de jogo perante um Liverpool claramente destabilizado e que sofreu mais um duro revés ao perder 0-2 na visita ao Zenith para a Liga Europa.
B.Rodgers falha em ter uma equipa coesa e se os reds perderam com o WBA, perante uma equipa do Swansea ainda mais evoluída tacticamente e com outros argumentos ofensivos deve voltar a passar mau bocado, até porque Michu, o talentoso avançado espanhol, regressou aos golos.
A equipa do Liverpool está muito de pendente de Gerrard e Suarez, apresentando graves limitações na construção ofensivas e é preciso ver que Gerrard já não tem a dinâmica e a energia de outros tempos, acabando assim o Liverpool por ter um futebol redundante que deve ser aproveitado por Guzman com a sua qualidade de passe, por Routhledge sempre muito forte a surgir ao segundo poste e por Michu, que é um dos melhores marcadores da liga interna.