H2H: Jogaram entre si num total de 3 vezes. Hewitt ganhou duas, em 2008 e 2010. Mais recentemente, este ano, Istomin venceu o Australiano por um duplo 7-5 em Brisbane.
LLeyton Hewitt, é já um veterano na casa dos 30. Foi em tempos um dos melhores do mundo. Mas a idade avança e o seu jogo vai-se tornando cada vez menos eficaz. Principalmente no que toca ao serviço. Hewitt durante esta época tem apresentado um jogo de serviço muito pobre, porém, frente a Sam Querrey na semana passada mostrou francas melhorias. Beneficiando talvez de Querrey não ser um grande returner, pois no jogo de ontem, da primeira ronda, sentiu imensas dificuldades para vender Yen-Hsun Lu.
Foi quebrado por 5 vezes por Lu, e quase deitava tudo a perder. Esteve a liderar com duplo break de vantagem no segundo set de 4-1, e deixou-se surpreender e permitiu que Lu recupera-se para 4-5. Acabaria por vencer o encontro com um 6-4 no terceiro set.
Denis Istomin, é um atleta com um estilo de jogo muito agressivo, sempre à procura do winner, o que o leva muitas vezes a perder o controlo do encontro. Por vezes, deveria ser mais calculista. O serviço e sua direita são de grande qualidade, são as suas duas principais armas. Tem sido uma temporada bastante positiva para Denis Istomin. Com os quartos de final atingidos na semana passada, já atingiu esta fase de um torneio por 3 ocasiões na presente temporada.
Ontem, dizimou John Isner. Venceu facilmente por 6-4 6-3. Todos sabemos que John Isner no que toca ao jogo de resposta e de fundo do court não é nada de especial, mas só perder 6 pontos em 9 jogos de serviço é de facto espantoso. Quebrar por três vezes o serviço de Isner e vencer 40% dos pontos nessa situação é também de ressalvar.
Antevisão para o encontro:
Acredito que será Denis Istomin a levar a vitória para casa. Hewitt não me parece que esteja a produzir um ténis muito conseguido. Não está muito consistente, alternando muito entre fases boas e fases más durante os seus encontros. Já Istomin tem estado bastante bem esta temporada, na minha opinião. Acredito que o estilo agressivo de Istomin irá criar dificuldades ao Australiana. Istomin está a servir bem, o que é muito importante para este tipos de encontros, Indoor. Com o serviço frágil que Hewitt tem apresentado, Istomin acabará por quebrá-lo.
Um dado curioso. No último ano, em jogos realizados em Indoor Istomin manteve 84.5% dos seus jogos de serviço. Por outro lado, Lleyton Hewitt apenas conseguiu vencer 71.7% dos seus jogos de serviço.