Os bicampeões andorranos, Lusitanos vão defrontar o EB/Streymur, campeão das Ilhas Faroé, na primeira eliminatória de qualificação para a Liga dos Campeões de futebol, ditou o sorteio deste ano.
A liga de Andorra é a pior do continente, a par de São Marino. Já o nível escandinavo é relativamente mais elevado, mesmo nestes países pequenos. Vejamos algumas diferenças notáveis:
– Lusitanos, equipa 100% amadora, sempre que competiu com equipas de fora de Andorra nunca conseguiu absolutamente NADA.
Ou melhor, fez uma coisa, que foi: sofrer golos! Na anterior edição foram goleados por um global de 9-0 contra o Valletta (Malta)… na anterior goleado por um acumulado de 6-1 por uma equipa de 2ª linha da Croácia, o Varazdin… antes disso o Rabotnicki da Macedónia aplicou conclusivos 5-0 e 6-0… etc!
Creio que de nada valerá a ambição de António Cerqueira, presidente dos Lusitanos, que considera que uma vitória na primeira pré-eliminatória “seria um orgulho” para o clube, fundado por emigrantes portugueses. “Seria um salto importante para a nossa economia e seria um orgulho. Passar a eliminatória seria o máximo”, disse, em declarações à agência Lusa ontem.
– EB/Streymur, pelo contrário, é um clube semi-profissional e já demonstrou saber competir com todos os tipos de rivais, alguns mais fortes até… no ano passado teve uma eliminatória renhida com Gandsazar (Azerbeijão), onde ganhou 3-1 em casa e perdeu 2-0 fora, caindo pelo golo sofrido em casa, nos critérios de desempate… na anterior ocasião, contra o Qarabag (também do Azerbeijão), situação semelhante com 1-1 em casa e 0-0 fora… antes disso, ainda, contra um mais conhecido Kalmar da Suécia, não passou, mas perdeu por 1-0 fora apenas!!!
Em suma, poderemos dizer que o que está em jogo, mais do que os clubes em si, é o nível competitivo a que estão habituados e que ditarão, por certo, a diferença… o futebol das ilhas Faroe estará entre os melhores dos piores campeonatos europeus o que, aliado, a uma melhoria generalizada nos anos mais recentes (atesta a derrota da seleção A, por margem curta de 1 golo ante a Itália em 2011, ou o recente empate da seleção sub-21 frente à Roménia, alguns meses atrás) dá a dianteira clara do duelo ao Streymur.
Um outro fator que só reforça mais a vantagem dos nórdicos é que já estão a meio da sua temporada e, teoricamente, muito mais entrosados!
Vendo o nível anteriormente demonstrado por ambos os clubes, acho que esta odd é de aproveitar para sacar algo bom de um duelo em que não prevejo outra coisa que não seja duas vitórias fáceis dos das ilhas!