O Maiorca nunca foi uma equipa de grandes voos e esta época o objectivo passa claramente por garantir a manutenção, e neste momento apesar de estar acima da linha de água, com mais um ponto que Espanyol e Deportivo (mais um jogo) o objectivo está longe de estar assegurado.
A temporada até começou por correr de feição aos maiorquinos, que até tinham perdido alguns jogadores importantes na manobra defensiva no mercado de transferências, no entanto nos primeiros 5 encontros o Maiorca surpreendeu e conseguiu começar o campeonato sem derrotas, vencendo 3 encontros e empatando outros 2.
Apesar do excelente início de campeonato onde bateram inclusivé equipas como o Valência, os bons resultados duraram muito pouco e seguiram-se 11 jornadas com resultados desapontantes, onde o melhor que o Maiorca conseguiu fazer foi pontuar por duas ocasiões nos empates frente ao Celta de Vigo e Saragoça.
Nesse período o Maiorca demonstrou grandes problemas principalmente a nível defensivo, tendo sofrido golos em todos os encontros.
Na última jornada o Maiorca acabou o ano civil da melhor maneira ao voltar às vitórias 12 jornadas depois, ainda para mais num terreno complicado como é o do Bétis e virando um resultado de 0-1 para um 2-1.
Esta equipa tem grandes problemas em todos os sectores, tendo um dos piores ataques e uma das defesas mais permeável da Liga, e mesmo quando joga em casa não consegue disfarçar essas falhas, apesar de se não contarmos com os encontros com o Barcelona e Real Madrid ficarmos com uma média de golos sofridos menor do que um golo por jogo.
O Atlético de Madrid tem vindo a fazer uma época de grande nível e apesar do título de campeão nacional ser praticamente desde o início do campeonato uma miragem, dada a enorme qualidade do conjunto do Barcelona, a verdade é que o sonho de ficar à frente do rival Real Madrid pode bem vir-se a tornar um sonho possível, pois os comandados de Simeone seguem neste momento no segundo lugar do pódio com 40 pontos em 17 jogos e 9 pontos de vantagem sobre o seu grande rival.
Apesar de não ter começado muito bem o campeonato, com um empate a uma bola em Valência contra o Levante, o Atlético começou a demonstrar desde cedo a sua qualidade como equipa e fizeram uma excelente série de 8 vitórias consecutivas, aliando o resultado à qualidade exibicional e fazendo excelentes resultados como um 4-0 ao Athletic Bilbao, 4-2 ao Bétis fora ou um 2-1 ao Málaga.
Apesar de nestas últimas 8 jornadas o Atlético ter sofrido 3 derrotas, não se pode dizer que a qualidade de jogo dos madrilenos tenha descido ou que tenha havido uma quebra de forma, pois esses desaires foram todos em terrenos complicados e frente a equipas de topo como o Valência, Real Madrid e Barcelona.
Mesmo assim o Atlético não perdoou nos restantes encontros e somou vitórias nos 5 restantes jogos, sendo que goleou Sevilha e Deportivo por 4-0 e 6-0, respectivamente.
O Atlético é uma equipa claramente de ataque, as suas melhores valias situam-se no último terço de terreno e tem mesmo o terceiro melhor ataque do campeonato, com uma média superior a dois golos marcados por jogo.
A nível defensivo também é uma equipa bastante segura e tem a segundo melhor defesa juntamente com o Real Madrid, e apesar de ter sofrido 8 golos nos últimos 5 encontros fora é preciso realçar que foram todos sofridos nas derrotas frente Valência, Real Madrid e Barcelona.
Conclusão: Este jogo, com ambas as equipas na máxima força, seria claramente para muitos golos. O Maiorca mesmo jogando em casa deixa muito a desejar a nível defensivo e o Atlético de Madrid tendo Falcão no ataque iria concerteza concretizar facilmente e garantir a vitória com muitos golos.
No entanto, para este jogo o Atlético vai estar algo desfalcado pois não poderá contar com o defesa Miranda, o extremo Arda Turan que tem sido peça fulcral na manobra ofensiva de Simeone e com o ponta de lança mortífero Falcão, que conta com 17 golos marcados em apenas 16 jogos efecutados.
O Maiorca tem de fazer tudo para conseguir um resultado bom para a luta pela manutenção ainda para mais depois do triunfo do Deportivo ontem, no entanto os seus problemas defensivos não me fazem acreditar que consigam surpreender hoje.
O Atlético de Madrid perde muita da sua força ofensiva sem Turan e principalmente Falcão, e apesar de ainda ter jogadores de qualidade como Adrian, a verdade é que o seu ataque fica bastante mais perdulário sem o colombiano e por isso não será de esperar que consiga fazer muitos golos hoje.
Acredito por isso num encontro com poucos golos, o Atlético quando joga fora não costuma estar bem na finalização, as últimas três vitórias fora foram todas por 1-0 e apenas o jogo em Barcelona deu over nas suas últimas 6 visitas.
Tendo em conta a boa defesa madrilena e o facto do Maiorca não ter um bom ataque, não acredito que consigam facturar mesmo jogando em casa, e como o Atlético estará fragilizado no sector ofensivo também não espero que faça mais do que um golo, pelo que espero um jogo claramente para poucos golos.