O Málaga é 4º classificado do maior campeonato de Espanha e vem de uma vitória, no seu estádio, frente ao Eibar, para a Taça do Rei, de 4-1, que, certamente, animou bastante os adeptos depois da derrota na Corunha.
Em termos de registos, a jogar no seu estádio, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma 6 vitórias, um empate e duas derrotas, o que revela que, no seu campo, normalmente esta equipa consegue impor o seu futebol.
Totalizando os golos deste conjunto, nesta prova e até ao momento, o mesmo tem 28 golos marcados e 13 sofridos, que correspondem, respectivamente, a um dos 4ºs ataques mais eficazes e á defesa menos permissiva, desta prova, quando falta apenas defrontar a equipa mais perigosa, deste campeonato.
Tacticamente, este conjunto joga num 4-5-1, que pode ser descrito, na horizontal e a pormenor, como um 4-2-3-1, que tem em Javier Saviola e Roque Santa Cruz como melhores marcadores, com 5 golos apontados, cada um, ou seja, 17% do total.
Em termos de ausências, Jesús Gámez está castigado, Júlio Baptista está lesionado e Juanmi está de fora das opções de Manuel Pellegrini por opção técnica e Toulalan volta, após lesão, assim como Onyewu, por opção técnica. É também de referir que este lote de 3 jogadores soma 17 entradas em campo e um golo marcado, pelo que a ausência do lateral, provavelmente, poderá ser sentida, neste jogo.
Lista de convocados do Málaga: Kameni e Caballero, Weligton, Demichelis, Monreal, Portillo, Segio Sánchez e Onyewu, Camacho, Joaquín, Toulalan, Iturra, Duda, Eliseu, Buonanotte e Isco, Javier Saviola, Seba e Roque Santa Cruz.
Onze provável do Málaga: Caballero, Sérgio Sánchez, Demichelis, Welington, Monreal, Camacho, Iturra, Joaquín, Isco, Eliseu e Javier Saviola.
O Barcelona é líder incontestado deste campeonato e vem de uma série de 13 jogos consecutivos sem perder.
Em termos de registos, a jogar fora de casa, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma 9 vitórias, em 9 jogos, o que demonstra a superioridade deste conjunto sobre os demais.
Totalizando os golos deste conjunto, nesta prova e até ao momento, o mesmo tem 61 golos marcados e 19 sofridos, que correspondem, respectivamente, ao ataque mais mortífero e à 3ª defesa que menos golos concede. Tacticamente, este conjunto joga num 4-3-3, que tem em Leonel Messi o melhor marcador da equipa e do campeonato, com 27 golos marcados, no mesmo e até ao momento, ou seja, 44% do total de golos.
Em termos de ausências e regressos, Adriano volta à lista de convocados, David Villa, Cuenca, Muniesa e Abidal estão lesionados e Dos Santos está de fora da convocatória por opção técnica, pelo que estes 5 jogadores não deverão fazer parte das opções do treinador, para este jogo.
É também de referir que o lote de jogadores indisponíveis por lesão soma 13 entradas em campo e 5 golos marcados, pelo que a ausência de David Villa será sempre notada, mas havendo substitutos, na minha opinião, à altura deste mesmo, não espero que a eficácia ofensiva seja comprometida, por este facto.
Lista de convocados do Barcelona: Valdés e Pinto, Dani Alves, Bartra, Montoya, Piqué, Puyol, Alba e Adriano, Alex Song, Mascherano, Cesc Fabregas, Busquets, Xavi, Iniesta, Thiago Alcântara, Pedro, Alexis, Leonel Messi e Tello.
Onze provável do Barcelona: Valdés, Dani Alves, Piqué, Puyol, Jordi Alba, Fabregas, Xavi, Iniesta, Pedro, Alexis e Leonel Messi.
É esperada uma temperatura a rondar os 15 graus, à hora do jogo, sem possibilidades de chuva, o que, certamente, ajudará a manter os níveis físicos e de espectacularidade deste jogo, que promete ser o mais renhido e visto desta jornada da Liga espanhola.
Em confronto, teremos o 4º classificado que irá receber o líder incontestado do campeonato, e sendo que a equipa visitante vem de uma série de 13 jogos consecutivos sem perder, é atribuído bastante favoritismo a este conjunto.
Em termos de comparação táctica, teremos o conjunto da casa a actuar num claro 4-5-1, ao passo que o conjunto visitante no habitual 4-3-3, mas sendo que ambos os esquemas se encaixam, será de esperar algum equilíbrio posicional dos jogadores, principalmente a meio-campo, o que deixará para os planos técnicos, de criatividade, capacidade de criação de linhas de passe, de desmarcações e de eficácia ofensiva os desiquilibrios neste jogo, sendo que a equipa visitante é, claramente, superior em todos estes aspectos.
No entanto, a equipa visitante tem demonstrado ter uma defesa bastante coesa e ser uma equipa que consegue causar muito perigo, nas áreas adversárias, nomeadamente pela recuperação da bola a meio-campo e pelo uso de uma transição defesa-ataque, ou contra-ataque, bastante rápidos, o que, como já foi visto neste campeonato, poderá causar alguns problemas à defesa do Barcelona.
Espero, portanto, um jogo dominado e controlado pela equipa da casa, que deverá ter, como sempre, a maior parte da posse de bola, e que deixará, assim, as oportunidades em contra-ataque para a equipa da casa puder tentar vencer a sua defesa.
Para a escolha do meu prognóstico, tive em conta a comparação de registos nos totais de golos de ambas as equipas, pelo que, da parte da equipa da casa, e a actuar no seu estádio, em 9 jogos, 8 tiveram mais de 2,5 golos, 5 tiveram mais de 3,5 golos e apenas um, mais de 4,5 golos, ao passo que do lado da equipa visitante, e nas visitas que fez, neste campeonato, em 9 jogos, 9 tiveram mais de 2,5 golos, 7 tiveram mais de 3,5 golos e 5 tiveram mais de 4,5 golos, pelo que a minha escolha prende-se no mercado de golos, pelo número que achei ser mais provável de acontecer neste jogo.