Frente a frente nesta quarta-feira temos uma das boas surpresas desta época, o Málaga, contra uma equipa recheada de alma e talento, o (ainda) campeão germânico Borussia Dortmund.
Depois de um inicio de época conturbado, com a saída de jogadores importantes por imperativos financeiros, ninguém diria que a equipa Andaluza conseguisse chegar a esta fase da competição.
Do outro lado temos uma bela peça de engenharia Germânica, o Dortmund, recheado de jovens talentos, como são o caso de Gotze e Reus, mas também, e principalmente, o jovem técnico alemão Jurgen Klopp, que personifica a alma, talento e combatividade deste conjunto.
Factos Málaga: A equipa andaluza vem de uma vitória fora de portas, frente ao Rayo Vallecano, por 3-1. Esta vitória terminou a série de 4 jogos sem ganhar para o campeonato, que lhes permitiu saltar para o 5º lugar. O inicio de época foi bastante prometedor, com uma série de jogos sem derrotas, facto que não conseguiram manter durante os meses seguintes, mas a fase decisiva da temporada está aí e julgo que esta equipa, fruto da experiência de alguns dos seus jogadores (Demichelis, Joaquin, Santa Cruz, Saviola..) e do talento do jovem Isco, irá dar o tudo por tudo para finalizar a época tal como a começaram.
O português Eliseu, peça chave nesta boa campanha continua de fora, mas temos o regresso à boa forma de “La Bestia” Julio Baptista, que inclusive marcou um golo no jogo deste fim de semana.
Convocados: Willy Caballero e Kameni;Jesus Gamez, Weligton, Diego Lugano, Demichelis, Samuel Sanchez e Antunes;Camacho, Jeremy Toulalan, Manuel Iturra, Isco, Duda, Portillo e Joaquín; Javier Saviola, Júlio Baptista e Roque Santa Cruz.
Factos Dortmund: O Borussia Dortmund continua a encantar meia europa, o bom futebol atacante que praticam é dos mais entusiasmantes que tenho visto esta época. Nesta Champions conseguiram se qualificar num grupo que continha equipas tão poderosas como o Real Madrid e Manchester City, e eliminar nos oitovos de final, com alguma facilidade, outra das equipas que muito prometia esta época, o Shahktar Donetsk.
Vêm de uma vitória por 2-1 no seu campeonato, fora de casa contra o Estugarda, com mais um golo do letal Lewandowski.
Para este jogo a grande baixa é o central Hummels, patrão da defesa e um dos melhores centrais da actualidade (na minha opinião), o que não abona em nada a consistência defensiva desta equipa.
Convocados: Não encontrei a lista de convocados, Hummels está fora desta partida, Schmelzer lesionou-se no fim de semana mas deve estar apto, assim como Sebastian Kehl. Dúvida até à hora da partida é Błaszczykowski.
Conclusões: O Málaga tem tido uma época de altos e baixos, começou de excelente forma mas pelo meio tem feito algumas exibições desapontantes. A verdade é que nos jogos com maior visibilidade tem dado conta do recado e os jogos da Champions são um exemplo disso. Como já referi em cima, venceram face a equipas tão fortes como o Porto, Milan e Zenit, e apenas concederam um empate em casa contra o modesto Anderlecht (mas já estavam qualificados e rodaram a equipa). Os adeptos andaluzes são fervorosos, tal como se verificou no jogo contra o Porto, apoiando a equipa do 1º ao último minuto.
O Dortmund ainda se apresenta invicto nesta edição da Champions, vai a Málaga com o intuito de fazer um bom resultado, fazer golos, que lhes permitam matar a eliminatória na Alemanha, é claro que numa equipa formada por tão bons jogadores a vitória pode sempre acontecer, mas julgo que o Málaga não lhes facilitará a vida.
PS: O mercado de ambos marcam também pode ser uma boa aposta, fiquei na dúvida até ao final mas optei por este AH a favor do Málaga..