Defrontam-se neste jogo, em casa do Málaga, dois dos clubes com menor grau de favoritismo. Isto apesar de se apontar o Dortmund como um forte ousider.
O Málaga depois de graves problemas financeiros está a fazer uma boa época, chegando aos quartos de final da Champions e cumprindo no Campeonato. Sobretudo em casa, são uma equipa a ter em conta, como comprovaram Porto, Zenit e Milan, todos eles derrotados.
Mais, nestas três vitórias caseiras, o Málaga não sofreu qualquer golo. Nos quatro jogos realizados em casa, os espanhóis venceram três, empatando outro. Têm um saldo de golos de 8-2, o que equivale a uma média de dois golos marcados por jogo. Se analisarmos os dados na Liga, comprova-se que em casa o Málaga muito dificilmente não faz golos: apenas ocorreu em dois de quinze jogos.
Equipa provável Málaga: Caballero, Gámes, Demichelis, Wellington, Antunes, Toulalan, Iturra, Isco, Joaquin, Piazon, Roque Santa Cruz
Notamos neste onze uma clara diferença entre defesa e ataque. Se o ataque tem vários jogadores fortes individualmente e experientes, já a defesa conta com um elenco algo fraco, duro de rins, e inexperiente (Demichelis é excepção).
Do outro lado, o Dortmund bicampeão alemão, com uma equipa jovem, tem vindo a fazer grandes épocas. Contudo, neste momento, tendo o campeonato alemão perdido, a aposta passa a ser a Champions. Conhecida por ser particularmente forte em casa, onde conta com o apoio dos seus grandes adeptos, os alemães têm demonstrado ser capazes de se defender bem fora.
E quando digo defender, quero dizer que são uma equipa que joga de igual forma, procurando o golo. De facto, o Dortmund ainda não perdeu, nos jogos disputados fora de casa. Nesses quatro jogos obteve um registo de golos de 9-6. Se é verdade que marcam facilmente golos, não é menos verdade que são algo permeáveis defensivamente.
Equipa provável Dortmund: Weindenfeller, Piszckez, Santana, Hummels, Schmelzer, Kehl, Bender, Gotze,Kuba , Lewandowski, Reus
Mais forte ofensivamente que defensivamente, apesar de tudo a formação alemã é equilibrada. Gotze, Kuba e Reuz são muito fortes no um-contra-um, sendo Lewa e Reus grandes marcadores de golos. Os laterais da equipa são muito ofensivos, sendo fortes tanto no um contra um, como nos cruzamentos e remates de longa distância.
Conclusão: Como disse acima ambas as equipas sabem como fazer golos, não interessando muito se jogam em casa ou não. Ambos os onze têm jogadores bastantes talentosos, pelo que acredito que os ataques se conseguirão superiorizar às defesas muitas vezes.
Sobretudo o Dortmund que poderá aproveitar a menor qualidade de toda a defesa do Málaga, que conta com vários jogadores duros de rins. O Dortmund certamente quererá deixar a eliminatória bem encaminhada, pelo que não se remeterá totalmente à defesa.