Este domingo a Premier League volta a brindar-nos com um encontro de estrelas, o Chelsea desloca-se ao Etihad Stadium para defrontar o Manchester City.
A rivalidade entre os dois clubes não é grande, mas estão em jogo os orgulhos de ambas as equipas, ambas querem ganhar e mostrar a sua força.
O Manchester City comandado pelo italiano Roberto Mancini, encontra-se em 2º lugar com 15 vitórias, 8 empates e 3 derrotas. A revalidação do título inglês está cada vez mais longe, são 15 os pontos que o afastam do 1º lugar e agora, só um final de época desastroso do Manchester United ditaria outro final de campeonato. A equipa dos “Citizens” sabe que tem que ganhar este jogo para não aumentar ainda mais a vantagem do seu rival.
O Chelsea comandado pelo mais recente treinador Rafael Benítez, ocupa o 3º lugar com 14 vitórias, 7 empates e 5 derrotas. Quem se lembra das primeiras jornadas da Premier League desta época, recorda-se bem do excelente arranque que os londrinos tiveram. Cheguei mesmo a pensar que teríamos mais um clube a disputar seriamente o campeonato, o problema é que a partir daí o Chelsea começou a descambar, tanto nas competições internas como externas.
A alteração do treinador também afetou muito a equipa, saiu um treinador com uma filosofia de jogo equilibrado à velha moda italiana, para um futebol mais técnico com posse de bola ofensiva.
Na última quinta-feira assegurou a passagem para os oitavos de final da Liga Europa, e por isso não me admiro que acha algum cansaço global na equipa, é que o jogo frente ao Sparta Praha teve uma intensidade acima da média.
Este será sem dúvida alguma um grande jogo de futebol, o Chelsea precisa dos 3 pontos para se fixar no 3º lugar e afastar do Tottenham e do Arsenal, enquanto que o Manchester City, como já tinha referido, precisa de ganhar para não ficar mais longe do título.
O último encontro entre estas equipas terminou com um empate em Stanford Bridge, desta vez penso que as coisas serão bem diferentes, o Chelsea já não é uma equipa tão defensiva com Benítez no comando e do outro lado temos o City que tem que assumir o jogo para obter frutos.
Estatisticamente o Manchester City é a 2º melhor equipa a jogar em casa e o Chelsea a 2º melhor equipa a jogar fora do campeonato, e ambas marcam vários golos na situação casa/fora. Tendo em conta tudo isto, antevejo um grande espetáculo com muitos golos.